São Paulo, sexta-feira, 17 de janeiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Festa leva 1,2 mi à igreja do Bonfim

LUIZ FRANCISCO
DA AGÊNCIA FOLHA, EM SALVADOR

Cerca de 1,2 milhão de pessoas, segundo estimativas da Polícia Militar, participaram ontem da festa do Bonfim, em Salvador (BA), considerada a abertura do Carnaval baiano. A festa reuniu 26 blocos e trios elétricos, políticos e "baianas".
Até a entrega das chaves da cidade ao Rei Momo, no início do Carnaval oficial, em 5 de fevereiro, está prevista para Salvador a realização de pelo menos mais dez festas carnavalescas.
O cortejo começou às 10h, em frente à igreja da Conceição da Praia (cidade baixa). Até chegar ao Bonfim, os fiéis caminharam cerca de 8 km, sob uma temperatura de 30°C à sombra.
A "baiana" Maria Antonia de Jesus, 76, disse que participa da festa há 60 anos. "Todos os anos venho agradecer os meus pedidos que são atendidos e rezar pela paz entre os povos."
Por volta das 12h30, os fiéis chegaram à igreja e começaram a lavar as altas escadarias com água de cheiro.
Só duas horas depois da saída do cortejo das "baianas" é que os organizadores da festa autorizaram o desfile dos blocos e trios elétricos. Os sócios das entidades pagaram entre R$ 25 e R$ 30 para participar dos desfiles.
O comércio não funcionou ontem em Salvador. A maioria dos funcionários das repartições públicas também foi liberada para participar da festa. A prefeitura interditou diversas ruas para facilitar o acesso à cidade baixa.
A devoção ao Senhor do Bonfim começou em 1669, na cidade portuguesa de Setúbal, e chegou ao Brasil com o capitão-de-mar-e-guerra Teodósio Rodrigues de Farias (1745). Ele trouxe para a Bahia a imagem do Senhor do Bonfim crucificado.
Com a inauguração da igreja, em 1754, os fiéis começaram a fazer orações, pedidos e agradecimentos ao Senhor do Bonfim.
O governador Paulo Souto (PFL), 51, o prefeito de Salvador, Antonio Imbassahy (PFL), 48, deputados e secretários de governo participaram da festa.

Texto Anterior: SP ganha os primeiros orelhões de areia
Próximo Texto: Edital de duplicação da Fernão é lançado
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.