São Paulo, sexta-feira, 17 de janeiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Maria Adelaide coloca mulheres em cena

Irene Ravache e Jussara Freire encenarão 'Inseparáveis'

DANIELA ROCHA
DA REPORTAGEM LOCAL

Maria Adelaide Amaral está cheia de projetos para 97. Dois de seus textos, "Inseparáveis" e "Para Sempre", entrarão em cartaz nos próximos meses em São Paulo. "Inseparáveis" estreará simultaneamente em Buenos Aires.
Além disso, ela faz sua estréia como autora de novelas -até então Maria Adelaide assinou apenas a co-autoria de novelas como "Meu Bem Meu Mal" e "A Próxima Vítima" (leia texto abaixo).
A montagem brasileira de "Inseparáveis" está em fase de produção e tem confirmadas no elenco Irene Ravache e Jussara Freire. A direção é de José Possi Neto.
É a história de duas amigas com idades em torno dos 45 anos. Uma delas vive o processo de separação.
O texto foi escrito em 89 e reescrito por Maria Adelaide no ano passado. Foi ela quem convidou Irene Ravache, que já conhecia o texto original, para fazer uma leitura. Segundo Maria Adelaide, a história se manteve a mesma, o que mudou foi o enfoque.
"Quando Adelaide escreveu o texto em 89, havia um mergulho no universo feminino, e o masculino ficava afastado. Agora, a posição do homem é vista com mais clareza e a da mulher fica mais desabusada", diz Irene.
Observadora
Segundo a atriz, a autora não é apenas uma observadora da alma feminina. "Ela interpreta também o homem e como homens e mulheres pensam de forma tão diferente", afirma.
O texto é uma comédia dramática, definido pela atriz como tendo em seu eixo central a amizade entre as duas mulheres.
"É um texto extremamente vigoroso sobre o sentimento das duas. Maria Adelaide consegue fazer um inventário, um mergulho denso nessa questão, usando uma linguagem atual e engraçada."
O universo masculino está retratado no personagem que é o marido. Ele também passa por um momento de ruptura e tenta a reaproximação.
"Existem momentos muito duros no texto. Em um deles, o homem afirma à ex-mulher: 'Daqui a dois meses você estará sozinha, e eu, com uma mulher com a metade da sua idade'. E o pior é que essa é uma situação verossímil", afirma a atriz. Mas o contrário também acontece. "Para ele, é muito duro encarar que ela assume ficar sozinha", diz Irene.

Texto Anterior: Phytoervas inaugura site na Internet
Próximo Texto: Autora fará novela da Globo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.