São Paulo, sábado, 18 de janeiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Chico Buarque e Marieta Severo vão à Justiça

FERNANDO PAULINO NETO
DA SUCURSAL DO RIO

Chico Buarque e Marieta Severo, que se separaram em novembro, constituíram advogado comum para processar a Bloch Editores, Editora Abril e o jornal "O Dia", por considerarem que sofreram danos morais em notícias sobre o fim do casamento de 30 anos.
O advogado Paulo César Pinheiro Carneiro diz que vai entrar na Justiça Cível do Rio no início da próxima semana com o processo. "Eles estão indignados", disse.
A principal razão do processo é a separação ter sido vinculada a um suposto relacionamento extraconjugal de Chico. "Criaram uma história entrando mentirosamente na intimidade do casal", disse Carneiro, para quem, "mesmo que fosse verdade", caberia o processo.
"Ninguém está discutindo o fato de a separação ser noticiada, mas o limite de intimidade e privacidade foi extrapolado."
Para Carneiro, o assédio dos jornalistas foi além do esperado. "Mandaram bilhetes ameaçadores e invadiram o campo de futebol do Chico", disse.
"A ação passa pela discussão do direito de privacidade. A separação não teve ligação com suas vidas de artistas. Ninguém deixou de fazer show ou novela," disse Carneiro.
Com base em sua experiência anterior, o advogado acredita que o casal possa receber R$ 1 milhão, no mínimo, de indenização. O valor será estipulado pelo juiz, no caso de dar ganho de causa aos artistas.
O jornal "O Dia" publicou em sua primeira página do dia 4 de janeiro chamada com o título "Chico Troca Marieta por Paixão Nacional", remetendo para a coluna social assinada por Fred Suter. O advogado disse que "apesar do desmentido", publicado no dia seguinte, cabe o processo.
A diretora de Redação de "O Dia", Ruth de Aquino, disse que a empresa desconhece qualquer processo. Ela disse que a notícia "não foi inventada, não teve o objetivo de ofender".
A jornalista disse que a notícia foi publicada com base em informação "de fonte confiável" de Suter. No dia seguinte, lembra ela, o jornal publicou na primeira página e na primeira nota da coluna o desmentido de Chico Buarque.
O grupo Bloch será processado por Chico e Marieta por noticiários nas revista "Manchete" e "Amiga" e anúncios na TV Manchete. O advogado diz que a revista "Manchete" "desenha Chico como um irresponsável e Marieta como uma megera que dá mesada para ele".
A Folha não conseguiu localizar ontem o diretor jurídico da Bloch Editores, Alan Caruso.
A advogada da editora Abril, Adriana Arantes, disse que a empresa só vai se posicionar sobre o assunto "se ocorrer a ação". Ela disse que não iria falar sem saber "a natureza do processo, as alegações e as provas".

Texto Anterior: Ela se apoiou em intensidade, coragem e emoção
Próximo Texto: Miltinho reaparece em show e disco
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.