São Paulo, sexta-feira, 24 de janeiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Rio sobe, derruba ponte e 11 desaparecem

ROGERIO SCHLEGEL
ENVIADO ESPECIAL A ELDORADO

Pelo menos 11 pessoas estão desaparecidas e uma morreu em consequência das chuvas que atingiram 11 cidades do vale do Ribeira e norte do Paraná nos últimos quatro dias.
A situação é pior na cidade de Eldorado (235 km a sudoeste de SP). Segundo a Defesa Civil do Estado, até as 21h30, 5.757 pessoas estavam desabrigadas na região, cerca de 3.500 em Eldorado. Há pelo menos três feridos. Em Itaóca, um desabamento matou uma pessoa.
Os 11 desaparecidos de Eldorado estavam sobre a ponte Carvalho Pinto quando ela ruiu, por volta das 13h, abalada pela força da correnteza. O rio Ribeira do Iguape está 14,5 m acima do nível normal.
"A ponte começou a ranger e, em um momento, foi levada pelas águas", conta Donizete Antonio de Oliveira, 36, responsável pela Defesa Civil de Eldorado. Cerca de 40 pessoas estavam no local no momento do desabamento. Parte delas conseguiu correr.
O número de desaparecidos ainda é extra-oficial. Uma testemunha indicou à PM o nome de pessoas que havia visto na ponte pouco antes do desabamento. A lista tem apenas os primeiros nomes e referências vagas, como "os três do Zeca do Abobral".
Eldorado tem 18 mil habitantes, dos quais 10 mil moram na zona rural. A maior parte dos moradores está ilhada em suas casas ou elevações de terreno.

LEIA MAIS sobre a chuva no Paraná e em São Paulo nas págs. 3-2 e 3-3

Texto Anterior: PR tem 3.500 desabrigados
Próximo Texto: Professores de MG zeram em vestibular
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.