São Paulo, sexta-feira, 24 de janeiro de 1997
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Peru vira garoto-propaganda conta Aids

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O peru foi o animal escolhido pelo Ministério da Saúde para ser símbolo da campanha de prevenção à Aids durante o Carnaval. A campanha será veiculada entre 26 de janeiro e 11 de fevereiro e seu tema é "Carnaval do peru é carnaval com camisinha".
O ministro Carlos Albuquerque (Saúde) afirmou ontem durante o lançamento da campanha que o peru foi eleito garoto-propaganda porque o animal tem o mesmo nome da gíria usada para pênis.
"Além do animal, o peru tem dois outros significados. É uma das maneiras de chamar o órgão sexual masculino e significa coisa gostosa na gíria. E a carne do peru também é muito saborosa", disse.
Albuquerque afirmou que não teme eventuais críticas da igreja nem de entidades que defendem o direito dos animais. "É impossível agradar a todos. Sempre haverá alguém insatisfeito."
O jingle da campanha também abusa do duplo sentido. Uma das estrofes diz que o peru "não fica de fora/ ele tá sempre metido/ entra e sai qualquer hora". Em seguida, recomenda que "brinque com ele/ mas com toda a proteção", referindo-se ao uso da camisinha.
Além das peças publicitárias, o ministério distribuirá 2,5 milhões de preservativos, acompanhados de instruções ensinando a colocar a camisinha.
Haverá farta distribuição de material educativo e de preservativos no Sambódromo, no Rio de Janeiro, e nas ruas de Salvador, onde é esperado maior fluxo de turistas.

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