São Paulo, sexta-feira, 24 de janeiro de 1997
Próximo Texto | Índice

Taxas escolares inflacionam educação

DA REDAÇÃO

Às vésperas do final da temporada de matrículas, pesquisa realizada pela Folha mostra que as taxas cobradas pelas escolas particulares, na região metropolitana de São Paulo, encarecem a educação muito mais do que a disparada das mensalidades faria supor.
A prática de cobrar taxas -em alguns casos até para material de limpeza- é comum nas escolas.
Quando ocorre a venda casada, a taxa fere o Código de Defesa do Consumidor. Isso significa que não é permitido condicionar a matrícula à aquisição de material didático, por exemplo.
"Essas taxas viraram fonte paralela de arrecadação das escolas particulares", diz Mauro Bueno, presidente da Associação Intermunicipal de Pais e Alunos.
Os preços no setor de educação subiram 123% acima da inflação desde 1990. Só no ano passado o ganho foi de 15,1%.

LEIA MAIS mais sobre gastos escolares na pág. 2-5

Próximo Texto: Do outro lado; Dedicação integral; Estoque menor; Na disputa; Alongando prazos; Papéis privados; Puxando a fila; Reforço de imagem; Margarina light; Mercado em expansão; Grife italiana; Troca de comando; Jogo pesado; Made in Paraguai
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.