São Paulo, sexta-feira, 24 de janeiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

XPTO leva seu encanto a mostra

Festival do Sesi começa hoje

DANIELA ROCHA
DA REPORTAGEM LOCAL

"O Pequeno Mago", espetáculo do XPTO que estreou no ano passado no Teatro Popular do Sesi, abrirá hoje, às 20h30, a 2ª Mostra Sesi de Artes Cênicas.
A peça recebeu 22 indicações aos prêmios Mambembe, Apetesp e Coca-Cola (leia texto abaixo). Se antes o XPTO contava histórias por meio de encenação pura e muito visual nos cenários e figurinos, com "O Pequeno Mago" o grupo mantém o estilo, mas utiliza a palavra pela primeira vez em 12 anos de carreira.
"Tínhamos projetos de fazer espetáculo com palavras, explorando o seu sentido figurado. Mas, nessa montagem, temos texto mesmo", disse Wanderley Piras, assistente de direção, ator e integrante do núcleo XPTO.
Idealizado e dirigido por Osvaldo Gabrieli (que também assina cenários e figurinos), "O Pequeno Mago" é a sétima montagem do XPTO. Elfos, bruxas, criaturas aladas e dragões povoam a montagem com muito colorido.
O espetáculo mostra o pequeno mago em seu rito de passagem da sua infância para a adolescência.
Ele aprende ao perceber a cobiça da rainha por seu pavão dourado, que tem plumas com poderes mágicos. "O pequeno mago e seu pavão são sequestrados. Só então percebe que tem de lutar para conquistar o que quer. Ele passa por transformações no correr da peça, mas que não são explícitas."
Para contar essa fábula, o grupo mantém a tradição das estruturas inusitadas e figurinos que revelam características dos personagens.
"Os elfos usam calças com os pés compridos, que transformam o corpo e fazem com que o ator crie novas formas de se movimentar", disse Piras.
Gabrieli não poupou ousadia nos cenários, com castelos e árvores da floresta feitos em enormes estruturas de ferro, além dos dragões infláveis. "É como se o espetáculo fosse composto por móbiles gigantes", disse Piras.

Peça: O Pequeno Mago
Grupo: XPTO
Direção: Osvaldo Gabrieli
Quando: hoje, às 20h30
Onde: Teatro Popular do Sesi (av. Paulista, 1.313, metrô Trianon, tel. 284-9787) Ingresso: gratuito (distribuído uma hora antes da sessão)

LEIA MAIS sobre teatro à pág. 5 e 7

Texto Anterior: Pet Shop Boys encenam festa kitsch para brasileiros em show de 1994
Próximo Texto: Espetáculo foi indicado a 22 prêmios em 97
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.