São Paulo, sexta-feira, 24 de janeiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Projeto reúne duas gerações da bossa nova

ANA CRISTINA PESSINI
FREE-LANCE PARA A FOLHA

O Sesc reúne na noite de hoje duas gerações da bossa nova.
A expressão que norteia o repertório das apresentações de hoje é "clássicos".
Compositores e intérpretes, ou só intérpretes, todos eles mostrarão o que há de mais significativo na bossa nova, traçando o panorama que o projeto se propõe a passar ao público.
Quem se encaixa, por natureza, nesse formato de apresentação é Carlinhos Lyra, que costuma em seus espetáculos normais transformar a relação artista/platéia num grande bate-papo.
"A minha idéia de show é essa. Gosto de contar casos, fatos e fazer explanações ao público sobre como foi o período de surgimento da bossa nova", diz Lyra.
É por essa razão que ele só se permite acompanhar por um percussionista. Sozinho com seu violão, Carlinhos Lyra fica livre para improvisar a trilha sonora de sua "conversa de botequim".
Há um ano e meio com nova formação, o grupo Os Cariocas não traz composições próprias, mas o que Jorge Quartera, da formação original, junto com Severino Filho, chama de "primeira versão" de "Garota de Ipanema".
Para o segundo semestre deste ano, o grupo promete um novo CD, chamado "Cariocas de Todas as Bossas", com músicas inéditas de Roberto Menescal, Carlinhos Lyra e Marcos Vale.
Outra boa novidade que deve ter lançamento ainda este ano é o "songbook" de João Donato, também um dos destaques da "primeira geração".
Acompanhado pelo baterista Gustavo Schroter e pelo baixista Adriano Giffone, Donato interpreta "Jodel", que fez para sua filha, e "Nasci para Bailar".
Assim como o "pai" da bossa nova, João Gilberto, Rosa Passos veio da Bahia e, com a bossa, já chegou ao Japão.
Já gravou três discos -"Curare", "Festa" e "Pano pra Manga"- e, com o último, foi à Espanha. Segundo a própria cantora, a apresentação foi considerada pela imprensa do país como um dos melhores shows internacionais da temporada de 1996.
Acumulando a posição de compositora, Rosa Passos apresenta suas parcerias com Fernando Oliveira, "Dunas", e com Victor Martins, "Minuano".

Show: Os Cariocas, Leila Pinheiro, Roberto Menescal, Rosa Passos, João Donato e Carlinhos Lyra
Quando: hoje, às 20h
Onde: Sesc Pompéia (r. Clélia, 93, tel. 871-7751)
Quanto: de R$ 12,50 a R$ 25

Texto Anterior: Espetáculo foi indicado a 22 prêmios em 97
Próximo Texto: Art Popular está no Tom
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.