São Paulo, domingo, 26 de janeiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Centro histórico será 'point' em Recife

VANDECK SANTIAGO
DA AGÊNCIA FOLHA, EM RECIFE

O centro histórico de Recife (PE), área que abriga os primeiros edifícios da cidade fundada no século 16, deve ser um dos pólos do Carnaval deste ano, segundo organização feita pela Secretaria municipal do Turismo.
O Bairro do Recife (denominação oficial do centro histórico) fica numa ilha de 100 hectares e, apesar de ser a área mais antiga da cidade, nunca esteve entre os "points" do Carnaval da cidade.
Antiga zona boêmia e de prostituição, o Bairro vem desde 95 passando por um processo de revitalização, semelhante ao do Pelourinho, em Salvador (BA).
Nesse período os cabarés foram quase todos substituídos por bares e restaurantes, prédios foram reconstruídos ou restaurados e hoje o local é um dos pontos mais festivos da cidade.
O centro histórico fica a menos de 1 km do centro comercial. Quatro pontes ligam uma área à outra.
Maracatu e família
As apresentações no bairro serão apenas de ritmos e manifestações pernambucanos, como o frevo e o maracatu. O objetivo é criar uma alternativa a outro grande pólo da festa em Recife: o da praia da Boa Viagem, na zona sul, animado por trios elétricos e ritmos baianos.
A animação no Bairro do Recife terá dois palcos, onde haverá apresentação de grupos e artistas locais, e dois "corredores de folia" (um na avenida Marquês de Olinda e outro na rua do Bom Jesus).
Nos "corredores" (cada um deles desemboca em um dos palcos) haverá desfiles das agremiações que fazem o carnaval pernambucano, como blocos de frevo e grupos de maracatu.
Diferentemente do que acontece nos festejos de Olinda e de Boa Viagem, o Carnaval no Bairro do Recife será "mais calmo, mais tranquilo, mais família", segundo o secretário municipal do Turismo, Carlos Eduardo Pereira.
"É pra levar a família inteira. Este pólo será o charme do Carnaval pernambucano deste ano", disse.
Os festejos no centro histórico vão começar sempre às 16h. A abertura será em 6 de fevereiro, a quinta-feira que antecede o Carnaval. O encerramento acontecerá na terça-feira (11), último dia da festa.

Texto Anterior: Preço varia bastante
Próximo Texto: Blocos ainda têm abadás para vender
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.