São Paulo, segunda-feira, 27 de janeiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Estreante Microcamp é campeã paulista

LUÍS CURRO
ENVIADO ESPECIAL A AMERICANA

O Microcamp/Campinas, em sua primeira temporada de existência, conquistou o título de campeão paulista de basquete feminino.
O Paulista é considerado o mais importante campeonato do Brasil, já que a Taça Brasil é disputada no período de apenas uma semana.
A equipe ganhou o Estadual ontem, ao bater o Seara, em Americana, por 109 a 104 (65 a 58).
Nem a presença de cerca de 1.700 torcedores, que superlotaram o ginásio Mílton Fenley Azenha, foi suficiente para levar o Seara à vitória que empataria em dois jogos o playoff final.
O resultado fechou a série melhor de cinco em 3 a 1 para o Microcamp. Cerca de 70 torcedores campineiros foram ao ginásio.
Foi a terceira vez que um time de Campinas chegou em primeiro lugar no Paulista. As outras foram nas temporadas de 92 e 93, com a Ponte Preta.
O jogo
A partida de ontem foi muito equilibrada, segundo o técnico derrotado, Antonio Carlos Vendramini.
"Só que, nos momentos necessários, de novo a Paula fez os pontos", afirmou um abatido Vendramini. Paula marcou 40 pontos e foi a cestinha do jogo. "Minha atuação foi uma resposta aos que falavam que eu não corria", disse ela.
Sua irmã Branca, 23 pontos, chorou muito no final do jogo.
As "sucessoras" de Paula e Branca no futuro da seleção brasileira, as irmãs Helen e Silvinha Luz, do Seara, jogaram bem (13 e 27 pontos, respectivamente).
Mas falharam quando não podiam. Faltando um minuto, com o Microcamp ganhando por 107 a 104, cada uma desperdiçou um tiro de três pontos, que empataria a partida.
A argentina naturalizada brasileira Karina também decepcionou: tinha média de 31, 7 pontos nos três primeiros jogos, mas ontem marcou apenas 12.
Campanha
A conquista do Microcamp surpreendeu ao técnico Antonio Carlos Barbosa e às próprias jogadoras.
Durante toda a série final, Barbosa pregou o favoritismo do adversário, que segundo ele, teve mais tempo para montar um bom time e não enfrentou problemas de contusão.
Barbosa, inclusive disse que dependia muito de atuações "excepcionais" de Paula, Branca e da pivô bósnia Razija Mujanovic.
Paula correspondeu, conduzindo o time e fazendo cestas e assistências em momentos decisivos.
O Microcamp terminou o campeonato com 21 vitórias e 7 derrotas. Foi a única equipe a bater o Seara (23 vitórias e 5 derrotas) em Americana, por duas vezes.

Texto Anterior: Anteontem
Próximo Texto: Barbosa vê 'gratificação'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.