São Paulo, segunda-feira, 27 de janeiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Entenda a cantoria

DE ONDE VEM?

Quantos tipos de repente existem no país?
Pelo menos cinco: a trova gaúcha, o calango (Minas Gerais), o cururu (São Paulo), o samba de roda (Rio) e o repente nordestino.
Há só um tipo de repente nordestino?
Não. Há, no mínimo, três: a embolada (em que o cantador toca pandeiro ou ganzá), o aboio (em que o cantador não recorre a nenhum intrumento, usa apenas a voz) e a cantoria de viola (a expressão que mais proliferou em São Paulo).
Quais as principais características dos cantadores de viola?
1) Atuam sempre em dupla.
2) Tocam viola de seis ou dez cordas.
3) Cantam quase que aos gritos e raramente utilizam microfone.
4) Durante as cantorias, travam desafios verbais entre si ou tecem elogios à natureza, personalidades públicas, façanhas históricas.
As letras das cantorias precisam ter:
1) Rima
2) Métrica (não exatamente a dos poemas escritos; trata-se de uma métrica própria, conhecida por "cantante" e que se faz de ouvido)
3) Oração (é o assunto, normalmente proposto pelo público)
Os versos de uma cantoria podem se combinar de 83 maneiras diferentes. Para cada forma, há um nome e um ritmo de viola específicos.
Exemplos:

. Sextilha - O cantador, quando está com a palavra, deve fazer estrofes de seis versos (ou linhas). O segundo verso rima com o quarto e o sexto. O primeiro, o terceiro e o quinto são livres.
"Reeleição é o tema/Que o Brasil tem escutado/As discórdias no Congresso/As discussões no Senado/E enquanto não aprovarem/O Brasil está parado"

Tema*: Reeleição de FHC
Autor: Valdir Teles, 41, pernambucano de São José do Egito

. Septilha - As estrofes tem sete versos. O primeiro e o terceiro são livres. O segundo rima com o quarto e o sétimo. O quinto rima com o sexto.
"Túlio chegou ao Corinthians/Prometendo honra e glória/Quando enfrentou o Flamengo/Se perdeu na trajetória/Vi tudo dando ao contrário/Em vez de Túlio, Romário/Saiu cantando a vitória"

Tema*: O jogo da semana passada entre Corinthians e Flamengo, que marcou a estréia do atacante Túlio no time paulista
Autor: Miro Pereira, 31, natural de Patu (RN)

. Martelo - As estrofes tem dez versos. O primeiro rima com o quarto e o quinto. O segundo com o terceiro. O sexto com o sétimo e o décimo. O oitavo com o nono.
"Daniela era estrela da TV/Mas foi vítima de um triste assassinato/A imprensa divulga cada fato/Mostra Paula e Guilherme pra você/Um tá sendo julgado, mas por que/Só Guilherme agora vão julgar?/Se esse casal se libertar/Fica impune a justiça da atriz/Precisamos de leis neste país/Quem deve pelo crime é pra pagar"

Tema*: Julgamento de Guilherme de Pádua e Paula Thomaz, acusados de assassinar a atriz Daniella Perez
Autor: Zé Cândido, 31, natural de Encanto (RN)

. Galope beira-mar - Segue as regras do martelo, mas o último verso precisa terminar com as palavras "beira" e "mar"
"Falo do menor sendo abandonado/Nasce peregrino, cresce marginal/A cama é o chão; o forro, um jornal/Ódio da riqueza, vítima de soldado/Vive sem governo, marginalizado/Anda sem conforto, pisa sem calçar/Dorme sem parede, come sem comprar/Não tem segurança, saúde ou estudo/Completo do nada, vazio do tudo/Sem direito ao banho da beira do mar"

Tema*: Meninos de rua
Autor: Louro Branco, 53, cearense de Jaguaribe

. Martelo alagoano - Obedece às regras do martelo, só que o último verso deve acabar com a expressão "martelo alagoano"
"Venho em nome da mulher brasileira/Exibindo os direitos que ela tem/Sou mulher, canto livre e vivo bem/A viola é a minha companheira/Deus permita que eu viva a vida inteira/Defendendo o mais forte ser humano/Que carrega no ventre quase um ano/A semente da nossa geração/Não lhe ama quem não tem coração/Nos dez pés de martelo alagoano"

Tema*: Direitos da mulher
Autora: Mocinha de Passira, 47, pernambucana

* A Folha propôs os temas, há quatro dias, para cantadores de viola que estão de passagem por São Paulo e se hospedam no hotel Cannes. Todos os versos foram feitos de improviso.

Fontes: Assis Ângelo e União dos Cantadores Repentistas e Apologistas do Nordeste (Ucran)

Texto Anterior: Repentistas movem indústria cultural "subterrânea"
Próximo Texto: Governo federal ajuda cantadores
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.