São Paulo, segunda-feira, 27 de janeiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Atores fazem toda a diferença em 'A Rocha'

MARIANE MORISAWA
DA REDAÇÃO

"A Rocha" é mais um filme de ação que aparece nas locadoras. Só que aqui a causa da tensão é o homem moderno, e não as forças da natureza, como em "Twister".
O general Hummel (Ed Harris), que lutou no Vietnã e na Guerra do Golfo, resolve se rebelar contra o que ele chama de descaso do governo em relação a soldados mortos em missões secretas. Sem direito a funeral militar, muitas vezes esses combatentes são abandonados em território inimigo.
Com a ajuda de um punhado de mercenários, ele arma um plano: fazer turistas de reféns na ilha de Alcatraz, uma prisão desativada.
Para isso, rouba armas químicas poderosíssimas, capazes de matar a população de San Francisco.
O FBI chama seu mais brilhante especialista em armas desse tipo, Stanley Goodspeed (Nicolas Cage, em seu primeiro papel de ação).
Mas é preciso alguém que saiba como entrar em Alcatraz sem ser percebido. E o FBI desenterra do anonimato John Mason (Sean Connery), o único homem que conseguiu escapar da ilha -e que, por isso, é guardado sob o mais absoluto segredo.
Mason, sabe-se logo, foi agente do governo inglês e conseguiu roubar certo microfilme com "segredos" do governo norte-americano.
Ou seja, o conflito está armado. Armas poderosas e desconhecidas nas mãos de homens que perderam a razão -algo absolutamente plausível nos dias de hoje. Mas serão eles terroristas ou patriotas?
Um técnico sem experiência em ações reais contra o superagente que não teme matar ninguém. Para complicar, tanto a namorada de Goodspeed quanto a filha de Mason estão, semi-reféns, em San Francisco.
"A Rocha" seria apenas mais um daqueles filmes de ação se não fosse um único diferencial: atores de verdade. Em vez de montanhas de músculos, temos um duelo de dois bons exemplares de diferentes gerações do cinema.

Filme: A Rocha
Produção: EUA, 1996,
Direção: Michael Bay
Com: Sean Connery, Nicolas Cage, Ed Harris
Lançamento: Abril Vídeo (011/837-4542)

Texto Anterior: Atores não fazem a diferença em 'Twister'
Próximo Texto: Números
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.