São Paulo, terça-feira, 28 de janeiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Itamar e Paes se reúnem no Rio

DA SUCURSAL DO RIO

O presidente nacional do PMDB, deputado federal Paes de Andrade (CE), disse ontem, após encontro de cerca de 40 minutos com o ex-presidente Itamar Franco, que a bancada da legenda na Câmara dos Deputados não dará quorum para a votação da emenda da reeleição, marcada para hoje.
Segundo Andrade, a maioria dos peemedebistas respeitará a deliberação da convenção nacional do partido, que decidiu só votar a proposta após a eleição das mesas diretoras da Câmara e do Senado.
O PMDB tem candidatos próprios às presidências das duas Casas -Michel Temer (SP) na Câmara e Iris Rezende (GO) no Senado- e há interesse em fazer uma barganha envolvendo o apoio à reeleição e as eleições nas mesas.
O parlamentar se recusou a revelar com quantos apoios à obstrução conta na Câmara e afirmou que quem votar na emenda da reeleição não será punido. Mas ressaltou que "aquele deputado que votar contra as deliberações da convenção ficará numa posição muito desconfortável" e poderá ser "punido pelas bases".
Andrade disse ainda que os articuladores governistas estão "com o mesmo otimismo exagerado" que demonstravam antes da convenção do PMDB, quando diziam que o apoio à reeleição seria aprovado pelo PMDB, o que não se confirmou.
Itamar disse que "o presidente Sarney está no firme, inabalável, propósito de respeitar as decisões da convenção nacional do PMDB", disse. Andrade disse que, em seu encontro com Itamar Franco, no hotel Glória, discutiu com o ex-presidente sua possível volta ao PMDB. "Estamos de portas abertas", disse.

Texto Anterior: Senadores do PMDB dizem que vão obstruir a votação
Próximo Texto: Maluf calcula só 265 votos a favor
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.