São Paulo, terça-feira, 28 de janeiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Idade pode abrandar pena de Paula Thomaz

SERGIO TORRES
DA SUCURSAL DO RIO

Se condenada, Paula Thomaz deverá receber uma pena de prisão menor que a de seu ex-marido, Guilherme de Pádua. Essa é a opinião de quatro advogados criminalistas acostumados a atuar no Tribunal de Justiça do Rio.
O julgamento de Paula, 23, ainda não foi marcado pelo juiz José Geraldo Antônio, do 2º Tribunal do Júri.
Ouvidos ontem pela Folha, os criminalistas concordaram que, juridicamente, a situação de Paula não melhorou com a condenação de Pádua. Segundo eles, a previsão de pena menor seria em função de Paula ter 19 anos quando Daniella foi morta.
"A minoridade é atenuante importante. Paula nunca pegará 19 anos. É primária, tem bons antecedentes. Deve pegar no máximo 16 anos", disse o advogado Clóvis Sahione, que participou de júris famosos, como os que tiveram o general Newton Cruz, a atriz Dorinha Duval e o médico Hosmany Ramos como réus.
Advogado que conseguiu a absolvição do policial militar Cláudio Luiz dos Santos, acusado de atuar na chacina da Candelária, Francisco Fernandes previu dificuldades para Paula no julgamento.
"Essa sentença não a beneficiou em nada. Se o júri entender que houve participação, ela poderá pegar uma pena pesada como a do Guilherme, só que, com o atenuante da idade, a sentença deve lhe ser mais favorável", disse ele.
Para o advogado Humberto Teles, a defesa terá que tentar mostrar que Paula desconhecia inteiramente o crime.
"Pelo Código Penal, basta dar apoio ao crime para ser tão criminoso quanto o executor. A favor dela, a idade, que puxa a pena para baixo", disse Teles, que atuou nos julgamentos de Doca Street e de Alcino Nascimento, condenado pela morte do major Rubens Vaz em atentado ao político Carlos Lacerda nos anos 50.
O advogado Wilson Lopes dos Santos disse que a única vantagem de Paula é a psicológica. "Os jurados poderão ser mais brandos com ela, pois há um réu punido. A tendência do jurado em um crime com essa repercussão é condenar. Como já há um condenado, ela pode ter uma pena menor", afirmou Santos.
(ST)

Texto Anterior: Ramalho ameaça pedir anulação de júri
Próximo Texto: Garota de 12 anos é estuprada e morta com 68 facadas no RS
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.