São Paulo, terça-feira, 28 de janeiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"40 Under 40" elenca arquitetos emergentes

CELSO FIORAVANTE
DA REPORTAGEM LOCAL

O livro não é lá grande coisa, mas a idéia, sim. "40 Under 40" mapeia a jovem produção arquitetônica desenvolvida nos EUA e elege 40 arquitetos emergentes com menos de 40 anos.
A idéia fica melhor quando se sabe que o livro é um projeto, que se repete a cada dez anos, desde 1966, tornando-se assim uma forma de atualização sobre os novos e promissores nomes disponíveis no mercado norte-americano.
Traz pequenas biografias e fotos gerais e em detalhes de um ou mais projetos de cada um dos escolhidos.
Para torná-lo mais didático, o livro foi dividido em capítulos: "regional", "historicistas", "modernistas" e "radicais". A divisão não é pertinente, pois os conceitos se confundem e podem tranquilamente migrar de uma seção à outra sem problema, como fazem.
O que existe, na verdade, são bons valores individuais. No capítulo "regional", por exemplo, um destaque é Marlon Blackwell, cujo projeto de residência em madeira, em três andares, estabelece um diálogo com as montanhas e árvores da Carolina do Norte.
A mesma preocupação move o trabalho da dupla Robert Rogers e Jonathan Marvel. E eles estão no capítulo "modernistas".
Já Ted Flato tem como maior preocupação a utilização de materiais sensíveis ao clima da região.
O capítulo "historicistas" é mais precário. Ao fazer da utilização de referências históricas locais em seus projetos a sua tônica, o capítulo coloca os profissionais em um "déjà vu" balaio pós-modernista.
Nele poderiam entrar, por exemplo, as irmãs iranianas Gisue e Mojgan Hariri, do capítulo "radical".
Estabelecidas em Nova York desde 1986, elas sobressaem ao dar um tratamento criativo, contemporâneo e nobre ao aço. Parece que as irmãs se cansaram de ver tanto adobe utilizado em seu país natal.
Também estimulante é o trabalho de dois outros imigrantes, os napolitanos Giuseppe Lignano e Ada Tolla.
Eles recriam o caos urbano das grandes cidades em seus móveis e objetos, confeccionados a partir de material reciclado e sem qualquer preocupação com procedimentos industriais ou com regras de bom gosto instituídas.

Livro: 40 Under 40 - A Guide to New Young Talent with Seductive Ideas for Living Today
Autora: Beverly Russell
Onde encomendar: Livraria Avant Garde (r. Doutor Jesuíno Maciel, 805, tel. 011/240-0402, Campo Belo
Quanto: R$ 75

Texto Anterior: Instituto Itaú usa fotos e vídeos para contar a Revolta da Vacina
Próximo Texto: Torloni volta ao palco na pele de Salomé
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.