São Paulo, quinta-feira, 30 de janeiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Dante pode se filiar ao PSDB

EMANUEL NERI
ENVIADO ESPECIAL A BRASÍLIA

O governador do Mato Grosso, Dante de Oliveira, que pode ser expulso do PDT (leia texto à pág. 1-6), deve ser a primeira aquisição do PSDB. Ao receber ontem a adesão de três deputados paranaenses -dois do PPB e um do PTB -, a legenda passou a ter 90 cadeiras.
Já é o terceiro partido da Câmara -superou o PPB, que ficou com 86 deputados, atrás de PMDB e PFL. FHC tem aconselhado cautela, por temer um "inchaço" que desfigure o partido.
O patrono do crescimento ilimitado do PSDB é o ministro Sérgio Motta, das Comunicações. Se dependesse do ministro, seu partido chegaria a 150 deputados, superando o PFL e tornando-se a principal legenda do país.
Além de FHC, o líder do PSDB, José Aníbal, também diz ser adepto da cautela. "Nosso crescimento será natural. E vai ocorrer em 98, com a eleição", diz. Mas ele mesmo anuncia para os próximos dias a adesão de novos deputados.
Um dos futuros tucanos, Emerson Olavo Pires, de Rondônia, trocou o PSDB pelo PMDB e agora deve voltar ao partido. Segundo Aníbal, também há adesões previstas do PL e do PDT. O PSDB está mudando o seu perfil ideológico.
Assinaram ontem a ficha de filiação do partido os ex-malufistas Basílio Villani e Renato Johnsson e Odílio Balbinotti, ex-PTB.
A possibilidade de mais quatro anos para FHC desencadeou uma corrida em direção ao PSDB. O deputado Luiz Máximo (PSDB-SP) chama isso de "fenômeno FHC". "Ocorre em todas as frentes, mas no interior é uma loucura."
O governador Dante de Oliveira namora o PSDB há algum tempo. Mas as chances cresceram com a possibilidade de sua expulsão do PDT. O prefeito de Cuiabá, Roberto França (PSDB), confirmou ontem os entendimentos com Dante. "Vejo como um caminho natural a vinda dele para o PSDB."
O PSDB também deve ser o caminho para os deputados do Mato Grosso Rodrigues Palma (PTB), Wellington Fagundes (PL) e, talvez, Murilo Domingos (PTB).

Texto Anterior: PSDB domina Câmara em bloco com PTB
Próximo Texto: O racha na base governista
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.