São Paulo, quinta-feira, 30 de janeiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Capão Redondo foi o bairro com mais homicídios em 96

Mesmo com queda de 3,9%, região de Santo Amaro é a campeã

MARCELO GODOY
DA REPORTAGEM LOCAL

O Capão Redondo foi o bairro mais violento da cidade em 96. O Distrito Policial responsável pela área, o 47º DP, ocupa o topo da lista das dez delegacias com maior número de homicídios em São Paulo. Foram 233 casos.
Comparado com o ano anterior, os assassinatos diminuíram 8,9% nesse bairro da região de Santo Amaro (zona sul). Em 1995, haviam ocorrido 256 homicídios dolosos (quando há intenção de matar) no Capão Redondo.
Em 97, até ontem, o bairro já havia computado 15 assassinatos. Em janeiro de 96, foram 23 casos.
A redução dos casos no Capão Redondo foi acompanhada pela queda dos homicídios na região de Santo Amaro. Com 1.297 crimes, a região, que se manteve como a mais violenta da cidade, contou menos 3,9% assassinatos em 1996 do que em 1995 (1.350).
Pisc
Para a Secretaria da Segurança Pública, a redução dos casos em Santo Amaro se deve à implantação do Pisc (Programa Integrado de Segurança Comunitária).
O programa consiste no aumento de carros e de homens da Polícia Militar e da Polícia Civil patrulhando os bairros com maior número de homicídios na cidade.
Os objetivos do Pisc são a apreensão de armas e revistas em bares e locais apontados como pontos de venda de entorpecentes. Santo Amaro foi a primeira área da cidade atendida pelo programa.
A Folha procurou ontem à noite o secretário da Segurança Pública, José Afonso da Silva, para comentar os números, mas não o encontrou em casa.
2º Lugar
O segundo lugar no ranking da violência foi ocupado em 1996 pelo Parque Santo Antônio. Ele também faz parte da região de Santo Amaro. A delegacia que o atende, o 92º DP, registrou 186 assassinatos no ano passado.
O Campo Limpo ficou em terceiro lugar no ranking, com 179 assassinatos. Ele é policiado pelo 37º DP e, assim como o nono colocado, Parada de Taipas (137 casos), está entre os bairros que a Secretaria da Segurança considera fazer parte da zona oeste.
Outro dado importante da lista é a presença do Jabaquara em 4º lugar (161 casos). O bairro é atendido pelo 35º DP, que faz parte da Delegacia Seccional Sul.
Essa delegacia comanda os distritos da zona sul, exceto os da região de Santo Amaro. Foi a delegacia seccional onde ocorreu o maior crescimento de homicídios dolodos em 96 (25,4%). Ao todo, foram registrados 498 casos contra 397 (1995).

Texto Anterior: Max sai do grupo Sepultura
Próximo Texto: Números incluem todos os assassinatos da cidade
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.