São Paulo, quinta-feira, 30 de janeiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

'Sansão' exalta o erotismo

MARCELO REZENDE
DA REPORTAGEM LOCAL

Se existe um talento absoluto em Cecil B. DeMille, com certeza é o poder de transformar o mais edificante dos contos em um verdadeiro show de erotismo. Aos mais inocentes ele dizia estar realizando um "espetáculo". De um mesmo tipo e gênero de "Sansão e Dalila" (1949), exibido hoje no canal USA (14h).
A história não oferece novidade. Mais uma vez estamos às voltas com o drama bíblico sobre o homem de muita força que se torna um fraco quando seus cabelos são cortados.
Imperador supremo do exagero e das cores vibrantes, DeMille escala para a tarefa da representação o casal Victor Mature e Hedy Lammar.
Mature interpreta o Sansão que sofre pelo seu destino, pelas roupas que usa ou pela mulher que ama. Lammar é o corpo, se movimentando na tela com a mais clara intenção de transformar a palavra lascívia em algo concreto, com a clareza de que em DeMille a sedução não é um ato de conquista, mas de destruição.
Sua Dalila não comporta sombra de afeição pelo outro. Ela traz, apenas, a brutalidade em nome da vitória. O cinema do diretor não admite sutilezas. Deseja de todas as formas as ações radicais e desequilibradas. DeMille é único.
(MR)

Texto Anterior: Buemba! A volta da portuguesa peluda !
Próximo Texto: TV ano 2000; Nova empregada; Entre os melhores
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.