São Paulo, quinta-feira, 30 de janeiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Notícias de Ottawa, a Brasília com ursos do Canadá

DAVID DREW ZINGG
EM OTTAWA, CANADÁ

Ainda está fazendo um frio dos diabos em Ottawa, Joãozinho.
Ottawa, para aqueles entre vocês que chegaram recentemente à Terra, vindos do planeta Marte, é a Brasília do Canadá.
Como Brasília, está situada numa região distante e bravia, cercada por grandes agrupamentos de árvores.
Ottawa também é cercada por grandes agrupamentos de alces, produtos de um dos menos bem-sucedidos esforços de design feitos por Deus no mundo animal.
Ottawa, seus habitantes e os agrupamentos de árvores e de alces são todos cercados por agrupamentos de objetos peludos muito pouco amistosos, conhecidos por ursos.
Na condição de famoso amante da natureza selvagem e pessoa que aprecia a rude vida ao ar livre, tio Dave veio para cá, esta terra setentrional gelada, para relaxar, recarregar as baterias e, possivelmente, ser comido.
Na seguinte remessa de notícias (que pode ser deduzida de seu Imposto de Renda de 1996), vou lhe contar muito mais do que você realmente queria saber sobre Ottawa. Mas, antes, um flash:
Frio
O Canadá é um país frio, mas muito amigável. Na minha primeira noite em Ottawa, conheci uma garota muito simpática num bar. Era uma menina simpática, como já falei, mas feinha. Ela NÃO teria preenchido um biquíni carioca corretamente. Mas adorava o frio. A pele arrepiada, resultante do mesmo, lhe conferia uma forma.
Cidade secreta
A notícia finalmente veio a público. Ottawa, a capital canadense, por muitos anos uma bela adormecida, é viva, intensa e instigante -competindo com a sedução de lugares cool tais como Montreal, Toronto e Québec.
Mas não vamos exagerar. Se você mencionar o nome da cidade a um brasileiro, a resposta mais provável será: "O que é um ottawa?"
A velha e empedernida rainha Vitória, da Inglaterra, foi a pessoa que deu uma de Juscelino no Canadá. Sua Majestade ficou impaciente com a infindável discussão entre aqueles que preferiam Montreal para ser a capital do imenso e fantástico país e aqueles que preferiam Toronto.
Cansada de esperar por uma decisão, ela escolheu uma cidade madeireira rude e pioneira, erguida no meio do nada.
Embora sua decisão tenha sido muitíssimo mal recebida, a escolha teve pelo menos um grande ponto favorável. A terra na região era baratíssima.
O governo pagou apenas cerca de US$ 4.000 pela área original, aproximadamente do tamanho da Esplanada dos Ministérios, em Brasília.
Existem muitas semelhanças entre as capitais do Canadá e do Brasil -a contagem populacional de suas áreas urbanas mais amplas é aproximadamente a mesma, também.
Se Ottawa não fosse tão malditamente agradável, seria esquizofrênica de carteirinha.
A cidade é um misto do melhor de tudo que é antigo e também de tudo que há de mais novo. E, obviamente, como a nação toda, é oficialmente bilíngue. Todas as placas públicas são escritas em francês e inglês.
Ottawa é uma cidade tipo Tweedledum e Tweedledee (dois personagens de "Através do Espelho e o que Alice Encontrou Lá", de Lewis Carroll). É um misto maluco de francófono e anglofílico (isso não soa simplesmente sexy demais?).
Só para equilibrar as coisas, Ottawa também tem uma boa pitada de caráter canadense nativo -amistoso até demais e genuinamente decente-, incluído a título de tempero.
Frio 2
É bem possível, quem sabe, que Sherlock Holmes tenha sido canadense honorário. Com certeza Watson, seu fiel amigo e ajudante, era um sujeito distraído ao extremo. Senão, vejamos:
Sherlock Holmes: "Ah, Watson, vejo que você está usando suas ceroulas de inverno".
Watson: "Fantástico, Holmes, fantástico! Como você fez essa dedução?"
Holmes: "Elementar, meu caro Watson. Você se esqueceu de vestir as calças".
The Mounties Eles são a Royal Canadian Mounted Police -"The Mounties", para os íntimos.
São a Polícia Federal canadense e andam com um chapéu em cima e um cavalo embaixo.
São os Feds e o FBI juntos, e você não vai querer ter problemas com eles. Se você andar do lado errado da lei, serão um PROBLEMÃO para você.
Agora eles aderiram ao comercial. Quando os Mounties disserem "Sempre pegamos nosso homem", eles provavelmente estarão se referindo aos vendedores de lembrancinhas baratas.
O muito conhecido uniforme da RCMP -casaco vermelho, chapéu de aba larga e calças listradas- é reproduzido, há muito tempo, em mercadorias que abrangem desde bonecas Barbie até garrafas de cerveja, normalmente sem autorização.
Pouco tempo atrás, entretanto, os Mounties começaram a autorizar empresários selecionados a utilizar sua imagem, mediante o pagamento de uma taxa de 110%.
Isso vai acabar com a diversão de uma gama de artistas do plágio, com grande poder de imaginação, que vêm aproveitando a imagem da RCMP para seus próprios fins lucrativos.
É o caso, por exemplo, do forçudo lutador profissional que vestia uniforme vermelho e praticava "brutalidade policial" em seus adversários com um falso aguilhão para gado.
Ou daquela companhia de vigilância particular no Texas, de mentalidade criativa, que usava um uniforme muito semelhante à versão canadense original.
Os guardas texanos também se autodenominavam RCMP. Só que, no caso deles, a sigla era composta pelas iniciais de "Royal Courtesy Mounted Patrol".
As licenças devem render um bom dinheiro para os Mounties -afinal, só Hollywood fez 250 filmes incluindo a participação da polícia canadense.

Tradução Clara Allain

Texto Anterior: CLIPE
Próximo Texto: "Tieta" estréia nos EUA como destaque do festival de Miami
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.