São Paulo, quinta-feira, 30 de janeiro de 1997
Texto Anterior | Índice

Peru e Japão marcam cúpula para discutir crise dos reféns

Canadá abrigará encontro do premiê Hashimoto com Fujimori

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

A discussão da crise dos reféns de Lima vai se transferir do Peru para o Canadá no sábado. Nesse dia, em Toronto, o presidente peruano, Alberto Fujimori, se reúne com o primeiro-ministro japonês, Ryutaro Hashimoto.
O Japão tem um papel-chave na negociação porque é na casa de seu embaixador no Peru que a crise se desenrola. Na noite de 17 de dezembro, guerrilheiros do Movimento Revolucionário Tupac Amaru (MRTA) ocuparam-na durante uma recepção.
Atualmente, há 72 reféns na casa, e as negociações entre governo e terroristas estão praticamente paradas. Ambas as partes dizem esperar uma saída pacífica, apesar da movimentação militar peruana e das ameaças do MRTA.
Comissão
O Canadá também adquiriu um papel importante na crise porque seu embaixador no Peru, Anthony Vincent, foi um dos reféns e agiu como mediador após ser libertado.
Na volta do Canadá, Fujimori deve parar em Washington, onde pretende se reunir com o presidente Bill Clinton.
Anteontem, Fujimori se reuniu pela primeira vez com o grupo chamado Comissão de Garantes, formada no dia 12. Dela participam, além do embaixador canadense, o bispo Juan Luis Cipriani e o suíço Michel Minnig, chefe da delegação da Cruz Vermelha.
O representante peruano nas negociações, Domingo Palermo, e o japonês, Terusuke Terada, também participaram da reunião.

Texto Anterior: Peru e Japão marcam cúpula para discutir crise dos reféns
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.