São Paulo, sexta-feira, 3 de outubro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

O QUE DIZEM OS DEFENSORES

Transformação dos clubes em empresa - É a única solução para moralizar e modernizar os clubes. Essa medida vai atrair investidores, e tornar o futebol mais rico, permitindo que os jogadores fiquem no Brasil.

Fim do passe - É uma necessidade moral e legal. O passe fere a liberdade de trabalho do jogador. Com ele, os clubes tratam os atletas como mercadoria. Muitos jogadores estão hoje sem contrato e sem poder mudar de clube.

Tribunais esportivos autônomos - É preciso acabar com a influência dos dirigentes sobre os tribunais, que hoje são órgãos a serviço dos interesses políticos dos presidentes de federação.

Fiscalização pelo Ministério Público - É preciso punir os dirigentes que roubam os clubes e federações. A melhor maneira de se fazer isso é usar o poder do Estado de forma sistemática. Favorece a transparência administrativa no esporte.

Fim dos bingos - Os bingos não faziam parte do projeto original da Lei Zico. Eles só servem aos donos dos bingos e a dirigentes esportivos desonestos. O esporte ganha muito pouco ou nada.

Voto unitário - Evita que os dirigentes das federações manipulem o peso dos votos dos eleitores a seu favor. Evita a criação de núcleos de poder dentro da federação. É mais democrático.

Limitação de mandatos de dirigentes - Evita a perpetuação no poder dos dirigentes. Estabelece uma rotatividade no cargo que dá maior transparência à administração do esporte.

Texto Anterior: O QUE DIZEM OS CRÍTICOS
Próximo Texto: Em Belo Horizonte
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.