São Paulo, sexta-feira, 3 de outubro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Clinton indica militar proibido de pilotar

Deputado é cotado para Secretaria

CARLOS EDUARDO LINS DA SILVA
DE WASHINGTON

O indicado pelo presidente dos EUA, Bill Clinton, para o cargo de secretário da Aeronáutica do país foi proibido por seus superiores em 1991 de pilotar jatos por colocar em risco a sua própria segurança e a dos colegas de esquadrão.
Daryl Jones, 42, atualmente deputado estadual na Flórida, admite o incidente, ocorrido quando ele já estava na reserva da Força Aérea.
Mas ele não explicou por que em seu currículo, distribuído por seus assessores quando foi indicado para o cargo de secretário, consta a informação de que ele ainda é piloto de F-16 na base de Homestead, Flórida: "Acho que ainda tenho asas em mim", disse ontem em tom jocoso para, depois, responsabilizar seus assessores por não terem atualizado o currículo.
A Casa Branca, sede do governo dos EUA, divulgou nota para dizer que Clinton não sabia do incidente quando nomeou Jones, mas pretende manter a indicação. "Ele tem uma excelente carreira na Força Aérea", diz o comunicado.
O secretário da Aeronáutica não é membro do primeiro escalão do governo. Ele é subordinado ao secretário da Defesa. Entre suas atribuições estão supervisionar todas as atividades da Força Aérea e representá-la junto ao Pentágono (comando das Forças Armadas dos EUA), Congresso e público.
Jones nasceu no Mississippi, sul dos EUA e se diplomou como oficial da Aeronáutica em 1977. Passou para a reserva em 1981, após se mudar para a Flórida. Continuou a pilotar regularmente na base aérea de Homestead até 1991, quando seus superiores ordenaram o fim de seus vôos devido a performances consideradas inseguras.
A ordem foi obedecida a contragosto e Jones continuou a colaborar com a Força Aérea em tarefas logísticas. Desde 1990 ele está no legislativo estadual da Flórida, Costa Leste, onde é considerado uma estrela política em ascensão.
Clinton tem tido problemas com suas indicações para cargos políticos, em especial na área da Defesa.

Texto Anterior: País é um aliado 'íntimo' dos EUA
Próximo Texto: EUA propõem mediar crise Índia-Paquistão
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.