São Paulo, sexta-feira, 3 de outubro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Câncer após gravidez tem risco maior

DA "REUTER"

O câncer de mama que surge menos de dois anos após a gravidez oferece risco 60% maior de morte da mulher, não importando a idade, tamanho do tumor ou gânglios afetados, segundo estudo publicado na revista "British Medical Journal".
A pesquisa, realizada com 5.652 mulheres de até 45 anos, no Centro de Ciências Epidemiológicas Danish, em Copenhague, na Dinamarca, mostrou que a taxa de sobrevivência até cinco anos após a descoberta da doença é de 58,7%. Nos casos em que a doença foi descoberta mais de dois anos após o fim da gravidez, o índice de sobrevivência subiu para 78,4%.
Niels Kroman, membro da equipe de pesquisa, disse que o câncer de mama que surge pouco antes ou durante a gravidez pode ser acelerado devido à alta concentração de hormônios no período. O diagnóstico do câncer após gravidez recente é frequentemente retardado porque a densidade dos seios mudam, tornando mais difícil a detecção do tumor.

Texto Anterior: Pathfinder restabelece comunicação
Próximo Texto: Fumo torna ossos frágeis, diz pesquisa
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.