São Paulo, sexta-feira, 3 de outubro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ecletismo do jazz vai ao Palace e Bourbon

ANDREA FORNES

A noite mais aguardada do Free Jazz em São Paulo acontece no próximo sábado, dia 11, quando sobem ao palco do Palace Erykah Badu e a banda Jamiroquai, a partir de 21h30.
O inglês Jason Kay, 28, que já havia cancelado participação em edição anterior do festival, é a atração mais cara entre as 27 programadas para este ano, segundo a organização do Free Jazz.
O nome da banda é uma combinação do estilo musical (jam) com o nome de uma tribo de índios dos Estados Unidos (iroquai).
Entre os hits de JK estão "Virtual Insanity" e "Cosmic Girl", ambos de seu disco mais recente, intitulado "Travelling Without Moving", que foi lançado no ano passado.
A cantora e compositora norte-americana Erykah Badu, 26, é a nova sensação do rhythm & blues, gênero musical que combina soul, blues e gospel.
Sua carreira se resume ao badalado disco de estréia, "Baduizm", em que ela assina todas as faixas, exceto "Touch a Four Leaf Clover".
Como o sábado promete, ingressos para os shows do Palace estão esgotados -com preços que variam entre R$ 40 e R$ 100, são os mais caros do Free Jazz.
No mesmo dia 11, a opção para retardatários pode ser o palco do Bourbon Street, que terá Donald Harrison, Danilo Perez, a partir de 19h, e Pharoah Sanders, após a meia-noite. O festival dividiu suas estrelas entre duas casas de show da cidade: no Palace foi montado o Main Stage, reunindo as grandes atrações e os shows mais dançantes. O Bourbon Street ficou com as novas tendências e as performances mais intimistas nas noites denominadas New Directions e Club.
Na quinta-feira, dia 9, abrem a temporada 97 Marcus Roberts & Orquestra, Mingus Big Band e seu convidado especial, Elvis Costello, no Palace, a partir de 21h30, e Virgínia Rodrigues, Natacha Atlas e Dee Dee Bridgewater, no Bourbon, desde as 19h.
Neneh Cherry (pronuncia-se "nêna"), Adam F. e Goldie, que vem com a promessa de homenagear o pernambucano Chico Science, morto este ano em acidente de carro, com uma de suas músicas, se apresentam na próxima sexta-feira, no Palace. No mesmo dia, o Bourbon Street traz Diana Krall, Cyrus Chestnut e Art Farmer Quartet.
A programação da 12ª edição do Free Jazz, que acontece de quinta-feira a domingo, simultaneamente no Rio de Janeiro e em São Paulo, e nos dias 13 e 14 em Porto Alegre, inclui ainda outros destaques musicais.
São eles: Jimmie Vaughan (o irmão mais velho de Stevie Ray), Otis Rush, Ronnie Earl & The Broadcasters, Kenny Garrett, Lee Konitz e também O Trio.
Os cariocas verão algumas atrações nacionais que não fazem parte do programa de São Paulo, como Raul Mascarenhas e Mauro Senise, Carlos Malta, Armandinho e Cascabulho.
Pela primeira vez, desde a sua estréia em 1985, o Free Jazz mistura música e cinema. A mostra de filmes, em cartaz de quinta a domingo, leva às telas o talento de Charles Mingus, Art Blakey e Doces Bárbaros, entre 12 títulos.
Em São Paulo, os filmes estão sendo exibidos no Museu da Imagem e do Som (MIS), e no Rio, no Museu de Arte Moderna (MAM).

Texto Anterior: Quando o cinema aprende a falar
Próximo Texto: PROGRAMAÇÃO
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.