São Paulo, quinta-feira, 9 de outubro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Relator quer anular ato que absolveu deputados

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O deputado Vicente Cascione (PTB-SP), relator da decisão final da comissão em relação à denúncia de "aluguel" do mandato, vai propor hoje a anulação da decisão da CCJ (Comissão de Constituição e Justiça), que absolveu o deputado Chicão Brígido (PMDB-AC) e condenou a suplente Adelaide Neri (PMDB-AC).
Desde o processo de cassação do mandato do deputado Pedrinho Abrão (PTB-GO), acusado de ter cobrado propina para manter verbas no Orçamento da União, Cascione tem afirmado que os procedimentos de julgamento de parlamentares estão errados.
Para ele, o erro começa na representação contra os deputados. Segundo Cascione, a Mesa da Câmara -grupo de deputados que dirige a Casa- não pode definir a punição do parlamentar antes da investigação pela CCJ.
Nas representações da atual legislatura (1995-99), a Mesa determinou a punição. O deputado entende que cabe à CCJ, depois da investigação, definir a infração cometida e a punição.
Outro erro, conforme Cascione, é o relatório final. Para o deputado, como a votação é secreta, o relator deve analisar as provas, apresentar a versão dos acusados e das testemunhas, descrever diligências e avaliar documentos, mas não pode anunciar seu voto. Cascione deve usar esses argumentos no relatório que entregará à CCJ.

Texto Anterior: Entenda o caso do mercado de votos
Próximo Texto: Mudança de voto de 4 deputados salva Paulo Afonso de impeachment
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.