São Paulo, quarta-feira, 15 de outubro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Lentidão volta no 2º dia do rodízio em SP

FABIO SCHIVARTCHE

FABIO SCHIVARTCHE; MARCELO OLIVEIRA
DA REPORTAGEM LOCAL

Foram registrados ontem 68 km de congestionamento de manhã, mais que o dobro de segunda, início das multas

Os intermináveis congestionamentos voltaram a incomodar os motoristas ontem de manhã, no segundo dia do rodízio de veículos com a aplicação de multas na cidade de São Paulo.
Ontem, o pico do trânsito pela manhã foi de 68 km às 9h30, mais do que o dobro do registrado na segunda-feira, quando o pico, no mesmo período, foi de 31 km.
O congestionamento de ontem foi maior até do que o registrado na terça-feira da semana passada pela manhã -57 km-, quando a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) ainda não estava aplicando multa (de R$ 43,71) aos motoristas infratores.
Ontem à tarde, o pico foi de 103 km, às 18h30 (veja quadro nesta página).
Para o diretor de operações da CET, Luiz Carlos Cunha, a lentidão verificada ontem não foi grande. "Foi 21% menor que a média das terças-feiras do mês de outubro do ano passado", afirmou.
Segundo ele, se não houvesse o rodízio, o pico da lentidão seria de cerca de 90 km, ontem de manhã. "Um acidente na av. dos Bandeirantes também colaborou para piorar os congestionamentos."
A colisão envolvendo um caminhão frigorífico e uma carreta complicou o trânsito pela manhã nas zonas sul e oeste da cidade.
Um dos motoristas ficou preso nas ferragens e a avenida dos Bandeirantes foi interditada, por volta das 6h, na esquina da alameda dos Maracatins, em Moema.
Os veículos só foram retirados do local às 9h, estendendo a lentidão da avenida dos Bandeirantes até o complexo viário Maria Maluf.
Na marginal Pinheiros, no sentido Jaguaré-Santo Amaro, o congestionamento foi de aproximadamente 10 km.
A adesão ao rodízio registrada ontem de manhã (91% de participação dos automóveis e 45% dos caminhões) foi semelhante à do primeiro dia do programa com a aplicação de multas (90% e 57%, respectivamente). O número de autuações no período da manhã caiu em relação ao primeiro dia do rodízio com multas: 5.368 (na segunda-feira) e 4.781 (ontem).
Carlor diminui
A temperatura máxima de ontem foi de 29,4°C, segundo o 7º distrito do Inmec (Instituto Nacional de Meteorologista).
Na segunda-feira, a máxima foi de 33,8°C, quase igual ao recorde deste ano: 34°C, registrado no dia 9 de setembro.
A temperatura deve cair ainda mais a partir de quinta-feira, quando uma frente fria deve chegar a região sudeste.

Texto Anterior: Pitta lança mutirões antienchente em SP
Próximo Texto: Guarda de BH usa tapa-ouvido na rua
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.