São Paulo, quarta-feira, 15 de outubro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Comandante-geral depõe e diz que reciclagem da PM sai em 98

DA REPORTAGEM LOCAL

O comandante-geral da PM, coronel Carlos Alberto de Camargo, disse que o plano de reciclagem de todos os policiais militares e o novo uniforme da polícia deverão estar prontos no começo de 1998.
Camargo prestou depoimento ontem às comissões de Direitos Humanos e de Segurança Pública da Assembléia Legislativa de São Paulo durante três horas e meia.
O comandante disse que a Diretoria de Ensino da PM já começou a estudar a reciclagem dos cerca de 80 mil homens da corporação.
Camargo afirmou que o currículo da reciclagem irá obedecer a dois critérios: formação da mentalidade de policiamento comunitário e defesa dos direitos humanos. Ainda não estão definidos a duração do curso e o currículo.
Tudo estaria sendo definido com a ajuda de outros órgãos públicos e de entidades como a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) e o Núcleo de Estudos da Violência da USP (Universidade de São Paulo).
Expulsos
Aos deputados estaduais, o coronel Camargo afirmou que já expulsou ou demitiu 101 policiais militares desde que assumiu o Comando Geral no dia 18 de setembro -uma média diária de 3,8 policiais excluídos.
Camargo também afirmou que irá manter as operações como a "Metrópole" e a "Jardim Ângela". Desenvolvidas desde o primeiro dia do novo comando, essas operações tiveram os resultados reduzidos nas semanas seguintes.
Um exemplo é o caso da "Metrópole", que registrou 94 prisões em flagrante na segunda edição e 79 na terceira. "Essas operações serão um complemento do policiamento e agirão no combate a crimes específicos", disse.
Em seu depoimento, além de receber o apoio de deputados do PSDB e PTB, o coronel recebeu também o apoio de alguns deputados do PT. A maior oposição ao coronel veio de membros do PPB. "A PM parece um elefante que tem uma força enorme, mas que não tem cérebro", disse o deputado Roberval Conte Lopes (PPB).

Texto Anterior: População de SP terá cartilha sobre direitos
Próximo Texto: Bala perdida atinge braço de técnico em São Conrado
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.