São Paulo, quarta-feira, 15 de outubro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Produção nacional vai à Escandinávia

AMIR LABAKI
ENVIADO ESPECIAL A HELSINQUE

Os herdeiros de Bergman, Dreyer e Kaurismaki reúnem-se a partir de hoje em Helsinque (Finlândia) para a oitava edição do Panorama Nórdico, festival de curtas e documentários dos países escandinavos (Dinamarca, Islândia, Noruega, Suécia) e da Finlândia.
Convidado especial, o Brasil participa do evento com quatro filmes (um longa e três curtas-metragens).
Sessenta títulos dos cinco países foram selecionados para duas competições, que vão até domingo. Na disputa de curtas, destaca-se o novo filme do dinamarquês Torben Skjodt Jensen (de "Carl Dreyer -Meu Metier").
Os documentários têm trabalhos de mestres como o sueco Jan Troell (da telessérie "Os Emigrantes") e o dinamarquês Jon Bang Carlsen ("Meu Diário Irlandês"), além de uma curta do finlandês Mika Kaurismaki ("Tigrero").
O mais "cult" cineasta da região, o dinamarquês Lars von Trier ("Ondas do Destino"), será homenageado com o documentário "Transceformer", dedicado a ele pelo sueco Stig Bjorkman.
Na mostra
A telessérie "O Reino", de Trier, está no programa da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, que começa amanhã.
O Brasil é dos raros não-nórdicos a marcar presença. "Cabra Marcado para Morrer" (1984), de Eduardo Coutinho, será a atração deste ano da sessão para clássicos do cinema não-ficcional.
Foi selecionado por este crítico, que participa do júri internacional de documentários.
Parece cada vez mais atual a junção das técnicas do documentário cinematográfico e do teledocumentarismo para contar a saga de uma família nordestina estilhaçada pela repressão após o golpe militar de 1964.
Três curtas nacionais foram escolhidos para a seleção. De José Roberto Torero foram selecionados "A Alma do Negócio" e "O Bolo" (episódio do longa "A Felicidade É"). O já clássico "Ilha das Flores", de Jorge Furtado, completa a forte lista nacional.

Texto Anterior: Mostra de São Paulo já vende ingressos
Próximo Texto: Extravio prejudica o país em Los Angeles
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.