São Paulo, quarta-feira, 15 de outubro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Brasileiros se apresentam para o Japão

FREE-LANCE PARA A FOLHA

Os cantores Carlos Careqa e Rita Ribeiro e o grupo Mestre Ambrósio se apresentam hoje na casa noturna KVA, em Pinheiros, em um festival de música brasileira produzido para a televisão japonesa.
É a segunda noite do festival, encomendado pela TV Fuji como amostra da nova música que está sendo feita no Brasil.
As apresentações de hoje custam R$ 15.
As gravações serão incluídas em um especial que a emissora está produzindo sobre a cultura brasileira. A equipe que está no Brasil também vai produzir imagens da cultura popular no Nordeste.
Foram escolhidos seis nomes da nova geração para representar a música brasileira nas duas noites de espetáculo. Ontem, apresentaram-se Virgínia Rosa, Duofel e Zeca Baleiro.
Hoje, é a vez do paranaense radicado em São Paulo Carlos Careqa, da maranhense Rita Ribeiro e da banda pernambucana Mestre Ambrósio.
Careqa começou a fazer música para teatro em sua cidade natal, Curitiba, mas foi em São Paulo, onde vive há cinco anos, que consolidou a carreira de cantor.
Ele vai mostrar músicas de seu primeiro CD, lançado no ano passado. A maior característica de seu trabalho é um humor cáustico, ao lado de letras mais românticas.
Rita Ribeiro é tida como uma das revelações do ano da MPB. O repertório de seu primeiro CD, "Rita Ribeiro", mistura o reggae maranhense com ritmos tradicionais nordestinos e baladas.
Além de composições suas, o disco traz uma adaptação de uma música da Banda de Pífanos de Caruaru, "Deixa Nóis Ir". As referências às músicas da velha-guarda nordestina prosseguem no show, com canções de Antônio Vieira, compositor de quase 80 anos.
Mestre Ambrósio
A última apresentação é da banda Mestre Ambrósio, uma das representantes do mangue beat, movimento pernambucano que funde ritmos tradicionais da região, como o maracatu, com estilos contemporâneos.
É basicamente o mesmo show que foi apresentado pelo grupo na inauguração do KVA, com as músicas do primeiro CD, "Mestre Ambrósio". Músicas novas, que farão parte do segundo trabalho, serão incluídas.
"Vamos testar a reação do público às novidades", afirma o percussionista do Mestre Ambrósio, Mauricio Alves.
A banda fez uma turnê pelos Estados Unidos, em julho, e planeja fazer shows no Japão em 98. "Há uma grande procura pela cultura musical de outros países no Exterior", disse Alves.

Show: Carlos Careqa, Rita Ribeiro e Mestre Ambrósio
Quando: hoje, às 21h30
Onde: KVA (rua Cardeal Arcoverde, 2.958, Pinheiros, tel. 011/670-2153)
Quanto: R$ 15

Texto Anterior: Cor encontra poesia em telas de Giannotti
Próximo Texto: Elenco nacional estréia hoje em SP montagem de 'O Barbeiro de Sevilha'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.