São Paulo, quarta-feira, 15 de outubro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Placa de vídeo é longa e pode não caber no seu PC

ESPECIAL PARA A FOLHA

O leitor de DVD-ROM do kit Maximum DVD é fabricado pela Toshiba, tem aparência idêntica aos drives de CD-ROM comuns e lê discos CD-ROM. Seu desempenho é equivalente a um CD-ROM de óctupla velocidade.
Como a maioria dos leitores de CD-ROM, o DVD-ROM testado tem interface IDE, sendo conectado ao microcomputador da mesma forma que o CD-ROM comum.
Placa MPEG-2
A placa decodificadora MPEG-2 tem a função de decodificar as imagens de vídeo armazenadas no DVD, cujo formato de gravação segue o padrão MPEG-2.
Possui, além disso, decodificador de som Dolby Digital AC-3.
Medindo 35 cm de comprimento, ela é uma placa comprida em comparação com outras placas de expansão para PCs.
Dependendo da disposição dos componentes internos no computador, a placa MPEG-2 pode até não caber dentro do micro. Assim, antes de comprar esse kit DVD, é importante verificar se há espaço suficiente no micro para colocar a placa de decodificação.
A placa MPEG-2 possui interface padrão PCI e conector para o sinal de áudio vindo do drive DVD-ROM. Possui ainda saídas de vídeo S-VHS, SVGA, áudio digital (SP/DIF) e estéreo. Tem entradas para o cabo da placa de vídeo e para a placa de som.
Programas
O kit traz os jogos "Silent Steel" (versão demo) e "Wing Commander 4" e uma enciclopédia. Inclui ainda dois DVDs com clipes de música e trailers de filmes.
A capacidade de vídeo e som do DVD-ROM dá uma dimensão diferente para os programas multimídia, e em particular, paro jogos. No "Silent Steel", por exemplo, que tem atores e cenários reais, tudo se passa em tela cheia (e não apenas em uma área reduzida). A imagem e o som são de ótima qualidade. É como assistir a um filme na televisão, com a diferença que você interage com o jogo, alterando o desenrolar da história.
Os DVDs foram exibidos em uma televisão de 29 polegadas, sendo a imagem apresentada de ótima qualidade. Como esse kit em particular foi fabricado para a região dos EUA, é possível usá-lo com filmes DVD comprados naquele país. Mas poderá haver incompatibilidade com DVDs vendidos no Brasil (leia texto acima).
Documentação
A documentação que acompanha o kit é em inglês e pobre em informações sobre os procedimentos de instalação e a operação dos programas.
O programa de configuração da placa MPEG-2 é difícil de usar, sendo que parâmetros incorretos (como alinhamento do vídeo, por exemplo) podem distorcer a imagem, forçando a uma nova instalação. Assim, alterações nos parâmetros não são recomendáveis.
Também não há documentação para os três programas mencionados acima.
O kit inclui somente drivers (programas adaptadores) para "Windows 95". Não há drivers para a operação do drive DVD-ROM a partir do computador operando em modo MS-DOS.
Os clipes de música e os trailers de filmes foram exibidos com o programa "Navigator". Ele é semelhante aos programas de controle de CD-ROM que acompanham os kits multimídia para reprodução de CDs de áudio.
Mas tem vários controles para a reprodução de vídeo, como controle da imagem, acesso às diversas trilhas sonoras, legendas e ângulo de câmera. Várias dessas opções não puderam ser avaliadas, pois os DVDs disponíveis não ofereciam recursos para tanto.

Texto Anterior: Código divide mercados
Próximo Texto: Entenda a tecnologia dos videodiscos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.