São Paulo, sábado, 18 de outubro de 1997
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Prós e contras dos lotações em São Paulo

Usuários
Benefícios
Ganham um transporte mais rápido, flexível e confortável em comparação aos ônibus, pelo mesmo preço (R$ 0,90)
Prejuízos
É impossível planejar as viagens, já que os perueiros não têm horário fixo. Também inexiste qualquer seguro em caso de acidentes, por exemplo

Prefeitura
Benefícios
As lotações são usadas na negociação entre o poder público e as empresas de ônibus, principalmente quando há ameaça de paralisação de ônibus. A prefeitura ganha indiretamente, também, porque não paga subsídio aos perueiros
Prejuízos
As lotações "roubam" passageiros dos ônibus, tornando mais caro o custo do sistema e obrigando o aumento do subsídio pago

Empresas de ônibus
Benefícios
Há um único aspecto favorável, no entendimento dos empresários. É que a prefeitura já declarou que aceita liberar um sistema alternativo de transporte com micro-ônibus das mesmas empresas que já operam na cidade
Prejuízos
Perdem passageiros para as lotações e passam a receber menos dinheiro da prefeitura

Motoristas de ônibus
Benefícios
Os perueiros são encarados como inimigos, o que significa um ganho político na hora da negociação de motoristas e cobradores com as empresas de ônibus e com a prefeitura. Usam esse discurso para garantir seus benefícios
Prejuízos
A redução do número de passageiros transportados por ônibus já levou à redução de 10% da frota municipal, causando desemprego

Taxistas
Benefícios
As lotações mostram que a população deseja um transporte mais flexível e consideram a rapidez e o conforto na hora de optar pelo meio usado
Prejuízos
As lotações deixaram mais evidente o preço alto dos táxis (a bandeirada está em R$ 3,70) e os táxis também perderam passageiros

Trânsito
Benefícios
Teoricamente, as lotações poderiam agilizar o tráfego nas principais vias da cidade porque andam em velocidade maior e usam rotas alternativas
Prejuízos
Na prática, as peruas tornam o trânsito ainda mais caótico e não respeitam a exigência de usarem caminhos secundários. Ao dividir espaço com carros e ônibus, perdem a rapidez -principal vantagem em relação aos ônibus

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