São Paulo, sábado, 18 de outubro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Chicanos' rebatem pela glória nos EUA

RÉGIS ANDAKU
DA REPORTAGEM LOCAL

Latinos são ídolos nas finais de um dos esportes mais populares entre norte-americanos

'Chicanos' rebatem pela glória nos EUA
Um grupo de jogadores com sobrenome Hernandez, Fernandez, Renteria, Lopez, De La Rosa, Alomar, Ramirez ou Diaz busca a consagração em um dos três esportes mais populares dos EUA.
Eles tentam carregar seu time, Florida Marlins ou Cleveland Indians, ao título deste ano da Major League Baseball, a liga profissional norte-americana de beisebol.
O primeiro jogo da série melhor de sete será disputado hoje à noite, em Miami, cidade do Sul dos EUA conhecida também pela sua grande comunidade de latinos.
Os "chicanos", maneira pejorativa pela qual os latinos e seus descendentes são chamados pelos norte-americanos, lideram seus times e devem definir a série final, a World Series, que reúne os campeões da Liga Americana (Cleveland) e Nacional (Florida).
O lançador cubano Livan Hernandez, "chicano" radicado nos EUA, é a principal estrela das finais da MLB (leia texto abaixo).
Um dos motivos do "sucesso chicano" no beisebol é o fato de o esporte ser muito mais popular em países como Venezuela, Cuba, Panamá e República Dominicana, do que, por exemplo, outras modalidades de ponta dos EUA (o futebol americano e o basquete).
O Florida, em ascensão, é o favorito. Chega à final só cinco anos depois de ser criado. Em parte, graças aos US$ 100 milhões injetados pelo seu dono, o descendente de holandeses Wayne Huizenga.

NA TV - ESPN International, ao vivo, às 21h30

Texto Anterior: Brasil entra com 20 atletas no Ironman
Próximo Texto: Cubano desertor lidera latinos em campo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.