São Paulo, domingo, 19 de outubro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Veja as soluçõe de João Armementano e Sig Bergamin

Arquitetos fazem propostas para esse tipo de moradia

LIA REGINA ABBUD
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Se o projeto é para uma "família geminada", o terreno não é um fator limitador, segundo João Armentano e Sig Bergamin, dois dos mais respeitados arquitetos.
Para eles, é possível adaptar um mesmo projeto, sem grandes perdas conceituais, a áreas pequenas ou grandes -e, consequentemente, a qualquer bolso.
Tania Leite, que executou o projeto (veja ao lado) de Sig Bergamin para a Folha, em um terreno de 3.000 m2, diz que a área construída e a de lazer são adaptáveis.
"Mas, para manter a idéia do projeto, que equilibra privacidade e união, devem-se manter os muros não muito altos entre as casas."
João Armentano também concorda. "Para que as casas não fiquem muito grudadas, é preciso ter uma boa área verde."
Mas, ao contrário de Sig Bergamin, ele acha que construir uma área de lazer comum a todas as famílias pode trazer problemas.
"Piscina ou churrasqueira para todos dão a impressão de um clube. Não há como reservar o espaço para ocasiões especiais."
Projetos econômicos
Armentano diz que até em terrenos menores, como é o caso de projetos econômicos, é preciso manter construções reservadas.
Uma infra-estrutura independente da casa principal, mesmo que mínima, além de garagens e entradas diferentes, é necessária.
Mesmo que seja preciso diminuir o tamanho dos quartos, o ideal é manter uma cozinha privativa e uma pequena sala.
"Usar a casa dos outros em todas as ocasiões não é saudável para a rotina familiar", argumenta o arquiteto.

Texto Anterior: Casa já abrigou quatro gerações
Próximo Texto: Vila Olímpia é destaque no setor comercial
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.