São Paulo, domingo, 19 de outubro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cultura popular vai às ruas na 1ª Refestança

LEONARDO CRUZ
FREE-LANCE PARA A FOLHA

MPB, frevo, bumba-meu-boi, maracatu, capoeira. Teatro e cinema. Tudo isso, no meio da rua, de graça. É o que promete a 1ª Refestança, que acontece hoje, a partir das 9h, no morro do Querosene, região do bairro do Butantã.
A festa, organizada pela Ação Cultural do Morro do Querosene, reúne artistas que vivem no próprio bairro, entre eles o percussionista Dinho Nascimento, que encerra as atividades às 21h, com um show no palco montado na rua Capitão Paulo Carrilho.
Segundo Roberto Ozano, um dos organizadores, a idéia inicial da Refestança é criar um núcleo de cultura popular no Butantã. "Nós queremos um espaço fixo para nossas atividades", afirma.
Talvez por esse motivo, boa parte da programação do evento pede a participação do público. Na parte da manhã, por exemplo, crianças poderão aprender noções de técnicas de teatro, tecelagem, reciclagem de papel e modelagem em argila. Às 20h, em outro palco, montado na rua Cícero de Alencar, as pessoas terão a oportunidade de participar de uma aula de frevo.
Mas os dois principais destaques da festa são a apresentação de Dinho Nascimento e a exibição de curtas-metragens nacionais.
Morador do morro do Querosene, Nascimento organiza, todo domingo, aulas de percussão e rodas de capoeira. "As crianças aprendem a tocar, fazer seus próprios instrumentos e jogar capoeira", conta Nascimento, que também aprendeu na rua os primeiros elementos da percussão.
No show, ele estará mostrando seu blues tocado com berimbau e um copo d'água, que faz vibrar a corda do instrumento. Além de músicas de seu primeiro CD, "Berimbau Blues", o percussionista levará ao morro composições inéditas como "Bongolô 21".
Pouco antes de Nascimento subir ao palco, seis curtas nacionais estarão sendo exibidos. A partir das 20h30, filmes como "A Velha a Fiar", de Humberto Mauro, serão projetados em uma tela estendida na rua Frederico Pradel. A iniciativa faz parte do projeto Cine Mambembe, que leva filmes brasileiros a cidades pequenas do interior do país.

O quê: 1ª Refestança
Quando: hoje, das 9h às 22h
Onde: ruas Cícero de Alencar, Padre Camilo, Frederico Pradel e Capitão Paulo Carrilho (morro do Querosene, Butantã)
Quanto: grátis

Texto Anterior: Saiba os filmes de hoje da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo
Próximo Texto: Destaques na programação
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.