São Paulo, domingo, 19 de outubro de 1997
Próximo Texto | Índice

Subaru Outback vai do asfalto à terra

MARCELO TADEU LIA
DA REPORTAGEM LOCAL

Perua? Utilitário esportivo? O Subaru Outback, uma das atrações do Brasil Motor Show, que termina hoje no pavilhão de exposições do Anhembi (SP), chega ao mercado brasileiro para inaugurar um novo segmento, ainda sem rótulo específico.
Em teste realizado pela Folha e pelo Instituto Mauá de Tecnologia, o Outback com câmbio automático mostrou que sua verdadeira vocação é ser um veículo de uso híbrido: urbano e fora-de-estrada.
Mas o preço no país -a partir de US$ 55 mil- é um pouco salgado. Com US$ 56 mil, por exemplo, é possível comprar o jipão Toyota SW4 V6, muito mais espaçoso, com motor potente e mais adaptado ao uso em trilhas.
Na cidade, o Subaru oferece espaço característico de um carro de passeio e bom nível de conforto, para motorista e ocupantes. Vale lembrar que o Outback é derivado da perua Legacy.
Se for preciso enfrentar terra ou lama -sem exageros, é claro-, não há maiores preocupações.
A japonesa Subaru é conhecida por oferecer tração 4x4 (nas quatro rodas) e suspensão reforçada para sua linha de carros de passeio, ideais para uso mais "off-road". Com o Outback não é diferente.
A boa altura em relação ao solo (20 cm), pneus e rodas com perfil alto e a tração integral de série fazem o carro transpor trechos acidentados sem reclamar.
Para facilitar o uso fora-de-estrada, há um sistema eletrônico que monitora as mudanças no piso e altera o comportamento da tração -possibilita uma maior aderência, se for preciso.
Teste
O Outback mostrou ser rápido e eficaz em retomadas. Ocorreu, durante as passagens de tempo da retomada, um dado curioso: o carro foi melhor na metade dos itens com o ar-condicionado ligado.
Como em boa parte dos veículos mais modernos, o sistema desliga-se automaticamente em acelerações mais agressivas.
Para chegar aos 100 km/h, saindo da imobilidade, o Outback precisou de pouco mais de dez segundos -uma marca superior à da maioria dos jipões e bem razoável, se comparada à de carros de passeio de motorização similar.
Já o motor boxer (com cilindros frente a frente) oferece a melhor faixa de torque (força) em média rotação. Para o motorista, isso representa uma dirigibilidade mais agradável no trânsito lento.
Em situações extremas de condução, a estabilidade é o ponto forte, graças ao sistema 4x4. Apesar de ser alto, o carro faz curvas no limite da aderência, sem sustos.
Quanto ao consumo, o Outback pende para o lado dos "beberrões" utilitários esportivos -faz parcos 7,3 km/l na cidade.

LEIA MAIS sobre o Subaru Outback na pág. 6-2

Próximo Texto: Perua 4x4 traz acessórios incomuns no interior
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.