São Paulo, domingo, 19 de outubro de 1997 |
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Subaru Outback vai do asfalto à terra
MARCELO TADEU LIA
Em teste realizado pela Folha e pelo Instituto Mauá de Tecnologia, o Outback com câmbio automático mostrou que sua verdadeira vocação é ser um veículo de uso híbrido: urbano e fora-de-estrada. Mas o preço no país -a partir de US$ 55 mil- é um pouco salgado. Com US$ 56 mil, por exemplo, é possível comprar o jipão Toyota SW4 V6, muito mais espaçoso, com motor potente e mais adaptado ao uso em trilhas. Na cidade, o Subaru oferece espaço característico de um carro de passeio e bom nível de conforto, para motorista e ocupantes. Vale lembrar que o Outback é derivado da perua Legacy. Se for preciso enfrentar terra ou lama -sem exageros, é claro-, não há maiores preocupações. A japonesa Subaru é conhecida por oferecer tração 4x4 (nas quatro rodas) e suspensão reforçada para sua linha de carros de passeio, ideais para uso mais "off-road". Com o Outback não é diferente. A boa altura em relação ao solo (20 cm), pneus e rodas com perfil alto e a tração integral de série fazem o carro transpor trechos acidentados sem reclamar. Para facilitar o uso fora-de-estrada, há um sistema eletrônico que monitora as mudanças no piso e altera o comportamento da tração -possibilita uma maior aderência, se for preciso. Teste O Outback mostrou ser rápido e eficaz em retomadas. Ocorreu, durante as passagens de tempo da retomada, um dado curioso: o carro foi melhor na metade dos itens com o ar-condicionado ligado. Como em boa parte dos veículos mais modernos, o sistema desliga-se automaticamente em acelerações mais agressivas. Para chegar aos 100 km/h, saindo da imobilidade, o Outback precisou de pouco mais de dez segundos -uma marca superior à da maioria dos jipões e bem razoável, se comparada à de carros de passeio de motorização similar. Já o motor boxer (com cilindros frente a frente) oferece a melhor faixa de torque (força) em média rotação. Para o motorista, isso representa uma dirigibilidade mais agradável no trânsito lento. Em situações extremas de condução, a estabilidade é o ponto forte, graças ao sistema 4x4. Apesar de ser alto, o carro faz curvas no limite da aderência, sem sustos. Quanto ao consumo, o Outback pende para o lado dos "beberrões" utilitários esportivos -faz parcos 7,3 km/l na cidade. LEIA MAIS sobre o Subaru Outback na pág. 6-2 Próximo Texto: Perua 4x4 traz acessórios incomuns no interior Índice |
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