São Paulo, domingo, 19 de outubro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Fábricas japonesas são mais produtivas

Européias ficam nos últimos lugares

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

As fábricas de automóveis japonesas são as mais produtivas do mundo, enquanto as européias ocupam as últimas posições, segundo um estudo do órgão The Economist Intelligence Unit (EIU), baseado em Londres.
Segundo o estudo, a unidade da Honda em Suzuka é a mais produtiva do mundo, com 118,6 carros montados por funcionário, seguida pela da Toyota em Takaoka, com 106,4, e da Mitsubishi em Mitsushima, com 102.
A primeira fábrica européia no ranking é a da GM/Opel, em Eisenach (Alemanha), que está na décima posição, com 70,4 carros por empregado. A da Peugeot em Mulhouse (França) vem em último (28º lugar), com 51,7.
Só duas unidades americanas estão entre as dez primeiras, mas uma delas não pertence a uma empresa dos EUA, e, sim, da Coréia, que é a da Kia em Asan Bay (EUA), em quarto lugar, com 94,3.
O EIU explica que as diferenças entre as européias e as do resto do mundo devem-se aos feriados e à duração da jornada de trabalho, mais reduzida na Europa.

Texto Anterior: O que muda na linha 98
Próximo Texto: Toyota apresenta seu novo carro com motor híbrido
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.