São Paulo, segunda-feira, 20 de outubro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Estudo vai expor causas

FLÁVIO ARANTES
DA AGÊNCIA FOLHA, EM CURITIBA

A psicóloga Regina Teixeira quer agora descobrir o que motiva uma família a tratar mal seus idosos.
Ela está elaborando um novo questionário para que seja respondido pelas famílias dos mesmos idosos ouvidos na primeira pesquisa. Os resultados devem sair em dezembro.
Para Regina Teixeira, além da cultura de rejeição aos mais velhos, o estresse e a correria da vida moderna também colaboram para explicar os maus-tratos contra as pessoas da terceira idade. "As pessoas hoje estão cada vez mais sem tempo", diz.
Outro fator é a diferença de conceitos que a evolução dos costumes cria entre os idosos e as pessoas mais jovens, dificultando mais ainda o diálogo.
Nesse novo questionário, Teixeira vai pesquisar a forma como se dá o relacionamento da família com os idosos, a frequência desse relacionamento, como a própria família percebe o estado emocional do idoso e se ele colabora com as despesas da casa.
Para a psicóloga, diferentemente do que se possa imaginar, os baixos valores das aposentadorias não são um problema.
"Eles se contentam com muito pouco. O que dá sentido à vida de qualquer pessoa é o intelecto, a afetividade e a atividade. O homem é criado para produzir. O idoso precisa se sentir útil."
(FA)

Texto Anterior: Idosos reclamam de maus-tratos e abandono
Próximo Texto: Dinheiro livra idosas da opressão familiar
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.