São Paulo, segunda-feira, 20 de outubro de 1997
Texto Anterior | Índice

BC liquidou o grupo em 85

DO BANCO DE DADOS

Leia, a seguir, a cronologia do Grupo Brasilinvest, desde a decretação da liquidação extrajudicial, em 1985, até a suspensão, em março de 1990.
18.mar.85 - O Banco Central decreta a liquidação extrajudicial de duas empresas do Grupo Brasilinvest S.A. -o Banco de Investimento e a Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários Ltda. A crise financeira do banco foi motivada pelo fato de mais da metade de seus empréstimos ter sido contraída por empresas "fantasmas".
2.abr.85 - A Procuradoria Geral da República pede a prisão preventiva do principal acionista do Brasilinvest, Mario Bernardo Garnero, e de outros sócios do grupo.
14.jun.85 - É decretada a falência da Brasilinvest S/A Investimentos, Participações e Negócios, outra empresa do grupo. No dia 2 de julho, uma liminar suspende a falência por 90 dias.
26.ago.85 - Mario Garnero é indiciado pela Polícia Federal por estelionato, formação de quadrilha e operações fraudulentas no mercado financeiro.
4.dez.85 - É aprovada, pelo Banco Central, a compra do Banco Brasilinvest pelo grupo italiano Ferruzzi. Em junho do ano seguinte, o Grupo Ferruzzi cancela a compra.
19.dez.85 - É decretado o arresto de bens de 22 ex-diretores e conselheiros do Banco Brasilinvest.
22.set.86 - É decretada a falência do Banco Brasilinvest.
26.jul.88 - Mario Garnero move uma ação na Justiça Federal contra o Banco Central para anular o regime de liquidação e recuperar a carta patente do banco.
24.nov.88 - A Justiça Federal de São Paulo condena o empresário Mario Garnero e mais dois envolvidos -Antonio Pavesi e Osmar Olivieri- a cinco anos de prisão por estelionato e fraude contra o sistema financeiro.
4.abr.89 - O Supremo Tribunal Federal (STF) anula, por unanimidade, a condenação do empresário.
1º.mar.90 - O Banco Central suspende a liquidação extrajudicial do Banco Brasilinvest.

Texto Anterior: Grupo tem 80 sócios em 16 países
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.