São Paulo, segunda-feira, 20 de outubro de 1997
Texto Anterior | Índice

Testículo desaparecido e pênis descoberto encanam leitores

JAIRO BOUER
ESPECIAL PARA A FOLHA

"Quando o pênis está ereto é normal que a 'cabeça' dele não fique recoberta por pele? Masturbação diária faz mal à saúde?"
"Tenho 22 e sempre tive apenas um testículo. Como isso afeta minha vida sexual? Será que sou estéril? Haverá espermatozóides suficientes para a fecundação? Estou preocupado, pois agora, que penso em namorar sério, tenho de levar isso em conta."
resposta Os garotos estão mesmo cheios de dúvidas. Aliás, o que acontece com as meninas? De cada dez cartas, nove são de garotos. Parece o Clube do Bolinha!
Masturbação diária não faz mal. É só não abusar dos limites do seu corpo. Se o pênis ficar dolorido ou machucado, está na hora de dar um tempo. Falando em pênis... é completamente normal que a cabeça do seu pênis fique descoberta quando ele está ereto. E não é que a pele encolhe. É o pênis que cresce.
Se o orifício de abertura do prepúcio (a pele que recobre o pênis) for suficientemente largo, a cabeça escapa mesmo. Quanto ao testículo, procure um urologista urgente. É possível que um dos seus testículos esteja "perdido" na cavidade abdominal (barriga).
E isso não é nada bom. Um monte de problema pode aparecer. O médico deve solicitar um exame para "procurar" o outro testículo e, se necessário, fazer uma cirurgia.
Se você tiver só um testículo, saiba que é possível produzir espermatozóides suficientes para gerar um filho com apenas um deles.

Texto Anterior: Da empresa universitária para o mercado
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.