São Paulo, segunda-feira, 20 de outubro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Distrito Art Deco é mistura de estilos

Há prédios mediterrâneos e modernos

SUZANA BARELLI
DA ENVIADA ESPECIAL A MIAMI

Imagine um bairro com edifícios baixos -poucos ultrapassam os quatro andares- e pintados em tons pastel, com muito amarelo, rosa e azul-claro.
Assim é o distrito Art Deco, em Miami Beach. Os prédios -preservados ou em processo de reforma- caracterizam e trazem fama ao local, que reúne muitos hotéis e lojas de grife, além de restaurantes.
Há vários estudos sobre o bairro e a importância histórica de suas construções. O termo art déco, por exemplo, foi usado ali pela primeira vez em 1968, por Bevis Hiller, ao escrever sobre o distrito.
As construções da região, no entanto, não seguem apenas o famoso estilo art déco -o movimento das artes, inspirado no cubismo, que buscava o equilíbrio dos volumes. Reúne também obras em estilo mediterrâneo e moderno.
O livro "Art Deco Guide", de Keith Root, traz detalhes curiosos sobre o distrito. Afirma, por exemplo, que os arquitetos planejavam os edifícios com o máximo de quinas e janelas possíveis, para aproveitar a brisa do mar (Miami Beach é um conjunto de ilhas).
Root lista obras do distrito que merecem a atenção do visitante, seja por sua importância histórica ou arquitetônica. Seguir o guia é uma das formas de conhecer melhor o bairro.
Há destaque para prédios famosos, como o hotel Delano -o autor aponta a torre, que parece uma nave-, o Marseilles e o Ritz Plaza.
Tour
Outra forma de conhecer o bairro é fazer uma visita guiada, ouvindo as histórias das principais construções.
Entre as obras destacadas pelo autor, algumas chamam a atenção. É o caso do Shep Davis Plaza -220 23rd Street-, um dos mais antigos edifícios da região que foi restaurado em 1982.
O Collins Park -2.000 Park Avenue-, erguido em 1939, tem fachada típica do estilo art déco, com detalhes nas janelas centrais, que cortam as colunas verticais de suas fachadas.
Outro exemplo é o estilo mediterrâneo do Collins Hotel -601 Collins Ave.-, com destaque para o acabamento do telhado.
O mais alto prédio histórico da região é o The Blackstone Hotel -800 Washington. Em estilo mediterrâneo, a construção tem 14 andares e abrigou, inicialmente, 246 quartos. A única obra em estilo veneziano, com influência gótica, no distrito é o Locust -918 Ocean Drive-, um edifício residencial.

Guided Walking Tours - Saídas do Miami Design Preservation League, 1.001 Ocean Drive, Miami Beach, tel. (001-305) 672-2014

Texto Anterior: Charuteiros mostram sua arte
Próximo Texto: Hotel trabalha duro para propiciar o ócio
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.