São Paulo, segunda-feira, 20 de outubro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Latinidade dá tempero à Califórnia

Sul cria tendências

ANDRÉ FISCHER
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Consciência do corpo, política do bem-estar e histeria da boa aparência são expressões tipicamente californianas que resumem o espírito do sul do Estado.
A vizinhança latina e um sol que brilha praticamente o ano todo dão o tempero "chicano" à região, que tem uma das mais altas rendas "per capita" do planeta.
Os exageros e contrastes da cultura norte-americana são mais fortes ali. Além disso, os californianos do sul têm a consciência de que são o tambor das tendências e da cultura de massa que ecoam no mundo. Os escândalos e fofocas locais são transmitidos pelas grandes redes de televisão, e desde o início do século a capital do cinema atrai a atenção de milhões.
Religiões de todas as orientações têm seus maiores templos e luxuosas sedes na região. Os moradores conseguem ser ao mesmo tempo extremamente fúteis e místicos.
Apesar de ser liberal nos costumes e avançada socialmente como o norte do Estado, produz fenômenos conservadores como Ronald Reagan e é considerada um dos mais seguros bastiões republicanos dos Estados Unidos.
Tudo isso torna a região um caldeirão de modas, conflitos, produção intelectual e artística, além de um paraíso para as compras, bons gourmets e bon vivants. Prepare a conta bancária e caia de cabeça.

Texto Anterior: PACOTES
Próximo Texto: Para quando você for a San Francisco
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.