São Paulo, terça-feira, 21 de outubro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Serviços sobem menos e fazem inflação ficar em 0,04% em SP

MAURO ZAFALON
DA REDAÇÃO

Os alimentos estão recuperando preços e as quedas no setor de vestuário já são menos acentuadas, o que pode levar a inflação a fechar outubro em 0,30%. Mas, por enquanto, a taxa continua próxima de zero em São Paulo.
Na segunda quadrissemana de outubro, ou seja, nos últimos 30 dias terminados em 15 deste mês, os preços subiram apenas 0,04% para os paulistanos.
Heron do Carmo, coordenador do Índice de Preços ao Consumidor (IPC) da Fipe, diz que, apesar do aumento de alguns itens, a taxa de inflação vai continuar baixa, principalmente devido à estabilidade, e até redução, de preços no setor de serviços.
A queda de preços no setor de serviços representará uma nova fonte de ganho de renda para os consumidores, diz o economista da Fipe. De fato, as pesquisas da Fipe já mostram queda de preços nos aluguéis de maior valor. A pressão dos custos de empregadas e faxineiras também já é menor.
Outro alívio no bolso dos consumidores deve vir das mensalidades escolares. Heron do Carmo diz que a maioria deve vir com aumentos pequenos (menos de 10%) para segurar os alunos.
O aluguel, campeão de reajustes durante o Plano Real, perdeu fôlego. O aumento médio nos últimos 30 dias foi de apenas 0,35%, a menor taxa registrada no Real.

Texto Anterior: Como fica a sua linha de telefone
Próximo Texto: Tarifa bancária sobe 32,1% em 12 meses
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.