São Paulo, terça-feira, 21 de outubro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Fracassa operação de reparo da estação Mir

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Os cosmonautas russos Anatoli Soloviov e Pavel Vinogradov não conseguiram consertar o sistema de controle da orientação dos painéis solares da estação espacial Mir. Por não ficarem orientados para o Sol, esses painéis deixam de captar energia para a estação.
Os dois cosmonautas trabalharam cerca de sete horas no módulo Spektr, que está despressurizado desde a colisão da Mir com uma nave de carga em junho. Apenas dois cabos puderam ser conectados. Quando tentavam ligar um terceiro cabo, tiveram de deixar o módulo porque a reserva de ar dos trajes espaciais estava acabando.
Durante a operação, o norte-americano David Wolf permaneceu a bordo da cápsula Soiuz, anexa à Mir, para poder resgatar seus colegas em caso de acidente.
O comandante da missão, Anatoli Soloviov, afirmou que os técnicos em terra haviam enviado uma peça inadequada para a conexão dos cabos.
O controle terrestre da missão diminuiu a importância do fracasso da operação. Segundo o diretor de vôo Vladimir Soloviov, o trabalho realizado pelos cosmonautas deve aumentar em cerca de 30% a energia fornecida para a Mir nos próximos dois dias.

Texto Anterior: Cientistas anunciam clone de rã sem cabeça
Próximo Texto: Rússia investiga general 'golpista'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.