São Paulo, quarta-feira, 22 de outubro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Gabriel é mal-educado", diz Gueiros Jr.

ESTANISLAU MARIA
DA AGÊNCIA FOLHA, EM BELÉM

O governador interino do Pará, Hélio Gueiros Jr. (PFL), afirmou ontem que sempre foi muito maltratado pelo titular, Almir Gabriel (PSDB), que é, segundo Gueiros Jr., "um grande mal-educado".
Em entrevista coletiva ontem à tarde, Gueiros Jr. criticou o PSDB, o presidente Fernando Henrique Cardoso, a Companhia Vale do Rio Doce e ainda declarou que "Almir Gabriel não tem a menor chance de reeleição".
"Por isso, ele está atrás de alianças. Gabriel vai mal nas pesquisas e procura 'muletas' nos candidatos bons de votos", disse o governador interino. Leia a seguir trechos da entrevista:
*
Pergunta - Aliados de Gabriel teriam dito que o senhor não tem ética por tomar medidas contrárias ao governador doente.
Hélio Gueiros Jr. - Essas pessoas ficam falando de ética. Elas sabem como me trataram ao longo desses três anos. Acho que deveriam enrolar a viola no saco, não fazer escarcéu e ir para casa. Antiéticos são esses secretários que me ignoram, mentiram, para que eu não soubesse de nada do governo. E agora querem permanecer comigo? Isso é antiético. Até da doença do governador eu fiquei sabendo pela imprensa.
Pergunta - Como está a situação do Estado?
Gueiros Jr. - Péssima. O pouco que o Estado tinha vem o presidente (FHC) e tira com essa Lei Kandir. O FHC é inteligente, culto, mas não ajuda. Para os bancos privados, para o Econômico, o Nacional tem bilhões de reais, mas para o Estado não.
Pergunta - E a Vale?
Gueiros Jr. - O seu Benjamin Steinbruch precisa saber que eu tenho vergonha na cara. Não vou deixar explorar o Pará. Gostem ou não. Vou tratar a Vale como tratam o meu Estado.
Pergunta - Como surgiram as divergências com o governador?
Gueiros Jr. - Não era convidado para cerimônias. Sempre fui maltratado por ele e por assessores. Faltavam com respeito ao vice-governador. Na verdade, falta é educação. Almir Gabriel é um grande mal-educado. No governo, discordei de 2.000 nomeações, em 1995, e outras tantas exonerações. Ele prioriza obras. Eu quero saúde, segurança, educação.
Pergunta - E a reeleição?
Gueiros Jr. - Almir Gabriel procura acordos porque sozinho não tem a menor chance. Por isso, ele está atrás do meu pai (Hélio Gueiros). Acho que o PFL deveria sair com candidato próprio e este seria Hélio Gueiros. Se depender de mim, coligação com Almir Gabriel nunca mais.

Texto Anterior: No mundo da lua
Próximo Texto: Maioria dos assentados é agricultor, diz estudo da Unb
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.