São Paulo, quarta-feira, 22 de outubro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Obesos terão cadeiras mais largas em Brasília

ABNOR GONDIM
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

A partir de fevereiro, os obesos vão ter maior espaço em Brasília. Eles terão prioridade para sentar em cadeiras mais largas e resistentes que serão instaladas em cinemas, teatros e ônibus.
O prazo até fevereiro foi determinado por lei sancionada pelo governador do Distrito Federal, Cristovam Buarque (PT). O texto da lei reserva aos obesos 3% dos lugares dos espaços culturais e um lugar em cada ônibus.
O projeto de lei, de autoria do deputado Miquéias Paz (PT), foi aprovado por unanimidade. "Temos de acabar com a ditadura da estética", disse Miquéias, 33, um magro de 1,69 m de altura e 60 quilos.
A iniciativa do deputado foi em parte motivada por um obeso constrangido na sua família. Seu sogro, com 1,68 metro de altura e 120 quilos, há 20 anos não vai a teatro ou cinema por falta de lugar adequado para sentar.
A largura, a resistência e a localização das cadeiras especiais serão definidas em 90 dias. A regulamentação da lei poderá causar embaraços aos setores atingidos pela obrigação.
O Teatro Nacional Cláudio Santoro, recentemente reformado, precisará passar por outra reforma para instalar 54 cadeiras especiais para os gordos.
A empresa Viação Planeta, maior transportadora urbana de Brasília, terá de instalar 617 cadeiras especiais nos seus ônibus.
O autor do projeto aconselhou a troca das cadeiras de fibra existentes na maioria dos ônibus. "Essas cadeiras têm na divisão central um material que causa muita dor para os obesos."

Texto Anterior: Pelé canta em clipe para levar crianças à escola
Próximo Texto: Indiciado por bomba no vôo 283 deixa UTI
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.