São Paulo, quarta-feira, 22 de outubro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

USB conecta automaticamente os periféricos e elimina cabos

DA REPORTAGEM LOCAL

O USB (Universal Serial Bus ou Barramento Serial Universal) é um novo padrão da indústria criado para facilitar a conexão de periféricos e eliminar o excesso de cabos.
Com ele, o usuário pode conectar equipamentos ao micro sem ter de reinicializar ou reconfigurar o sistema -os periféricos são configurados automaticamente, assim que são plugados fisicamente.
Mesmo que o computador tenha apenas uma porta USB, até 127 periféricos podem ser conectados simultaneamente, ligados uns nos outros (leia quadro acima).
Mais veloz que as portas seriais e paralelas, o USB transfere dados à taxa de 12 Mbits por segundo e não discrimina parceiros.
Conecta monitores, aparelhos com entrada e saída de áudio, telefones, modems, teclados, mouses, joysticks, leitores de discos removíveis, scanners e impressoras.
Pode ser utilizado entre duas máquinas -uma de mesa e um notebook, por exemplo- com um adaptador que funcionaria como um benjamim inteligente.
Também está preparado para produtos de última geração, como os de vídeo MPEG-2 e acessórios para realidade virtual.
Pronto para a telefonia digital, o USB oferece uma interface barata para conexões de alta velocidade como ISDN (rede digital de serviços integrados) e PBXs digitais.
Inteligência
O USB extrai inteligência do PC para detectar quando um periférico é plugado ou removido.
Ele determina que recursos -incluindo software adaptador (driver) e largura de banda- cada periférico necessita e os fornece sem a intervenção do usuário.
O USB funciona hoje apenas em PCs com o sistema operacional "Windows 95". A versão OSR 2.1 do sistema, que equipa os micros saídos de fábrica no início desde ano, já vem com o driver que faz o PC reconhecer os periféricos USB.
Alguns aparelhos mais recentes poderão trazer disquetes com o driver atualizado.
O USB foi desenvolvido por Compaq, Digital, IBM, Intel, Microsoft, NEC e Northern Telecom.

Onde saber mais - no site www.usb.org

Texto Anterior: Confira opções de memória de alguns fabricantes
Próximo Texto: Produtos são poucos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.