São Paulo, quinta-feira, 23 de outubro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Escolha do novo reitor da USP começa hoje

LUCIA MARTINS
DA REPORTAGEM LOCAL

Começa hoje o processo de escolha do novo reitor da USP (Universidade de São Paulo), que será finalizado até o fim de novembro após decisão final do governador Mário Covas.
Hoje, o "colegião" (leia quadro ao lado) escolhe os oito possíveis reitores. No próximo dia 6 de novembro, o "coleginho" escolhe 3 dos 8, e, por fim, Covas indica um dos três até o fim de novembro.
O escolhido pelo governador para administrar a USP terá um mandato de quatro anos.
Oficialmente, o mandato do reitor Flávio Fava de Moraes acaba no dia 25 de novembro.
Até agora, seis professores já se manifestaram publicamente como concorrentes ao cargo do reitor Fava de Moraes. Mas, como o pré-requisito para o cargo de reitor é ser professor-titular da universidade, os cerca de 700 docentes que estão nesse estágio da carreira podem concorrer.
Ontem, a Adusp (Associação dos Docentes da USP) fez uma prévia com cerca de 1.300 professores. O resultado não tem nada a ver com o processo da eleição e não é reconhecido pela universidade.
Segundo a pesquisa feita pela Adusp, o professor Erney de Camargo foi o vencedor, seguido pelo pró-reitor de cultura e extensão, Jacques Marcovitch.
Segundo o reitor Fava de Moraes, a prévia foi feita de modo a induzir a vitória do candidato da Adusp, Erney de Camargo.
"Eles já tinham um candidato antes da prévia. E ele venceu exatamente nas faculdades onde há presença da diretoria do sindicato."
Segundo o reitor, para a prévia ser séria, a consulta teria que ter oferecido aos entrevistados uma lista tríplice com os nomes (os professores tinham que escolher apenas um nome).
A escolha dos oito concorrentes pelo "colegião" deve ser realizada no início da tarde de hoje. O nome dos candidatos deverá ser divulgado no fim da noite pela reitoria da universidade.

Texto Anterior: Rede de SP já tem orientação
Próximo Texto: A eleição do reitor da USP
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.