São Paulo, quinta-feira, 23 de outubro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Estudo usou fotos de satélite

DA REPORTAGEM LOCAL

O estudo da Fundação SOS Mata Atlântica comparou dados de dois levantamentos feitos com imagens -colhidas pelo Inpe- do satélite do sistema Landsat TM, que registrou a situação da vegetação nativa em dez estados brasileiros.
Depois da digitalização dos dados, o cálculo das áreas devastadas é feito por um sistema de informação geográfica. Os técnicos determinam um ponto de referência na região de mata e marcam no mapa as áreas ao redor que perderam vegetação, com base nas coordenadas de latitude e longitude.
O segundo levantamento, que abrange o período entre 1990 e 1995, ainda está sendo finalizado, sendo que a entidade já divulgou dados do Espírito Santo e de Santa Catarina.
O estudo dos outros Estados (Bahia, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul) será concluído no primeiro semestre de 1998.

Texto Anterior: Restam 7% da mata atlântica nativa do país
Próximo Texto: Área tem 171 animais ameaçados
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.