São Paulo, quinta-feira, 23 de outubro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sindicato prevê colapso total

DA AGÊNCIA FOLHA, EM MANAUS

O presidente do Sindicato dos Urbanitários, Raimundo Félix da Silva, declarou que, em três semanas, Manaus poderá enfrentar um blecaute total.
A principal probabilidade de um colapso de energia é a redução no nível de água no lago da hidrelétrica de Balbina, responsável pela maior parte do abastecimento de energia da cidade.
Lago raso
"Quando o lago atingir 44 metros de profundidade, as turbinas deixarão de gerar energia e o blecaute será inevitável", afirmou o presidente do sindicato -que representa os trabalhadores do setor elétrico.
A falta de chuvas nas cabeceiras do rio Uatumã reduziu de 57 metros para 44,37 metros o nível atual do lago.
Com isso, a hidrelétrica de Balbina está produzindo atualmente apenas 150 megawatts, contra 210 megawatts em agosto -o que levou ao racionamento.
O sindicalista contesta a previsão da Eletronorte de que até 25 de novembro estará recuperada uma máquina que gera cerca de 40 megawatts, que tem mais de 20 anos de uso.
Para ele, a previsão de que haverá chuvas em breve também é incerta, pois a estiagem está sendo atípica este ano. A falta de chuvas é atribuída ao fenômeno El Niño.
Racionamento
Silva afirmou que os casos mais graves de racionamento de energia elétrica estão ocorrendo em 15 municípios no interior do Estado, abastecidos pela Ceama (Companhia Energética do Amazonas).
Em Benjamin Constant e Atalaia do Norte, na região do Alto Javari, no oeste do Estado, a redução no fornecimento de energia elétrica está variando de 85% a 90% por causa de defeitos nos motores das usinas termelétricas.
Em Rio Branco (AC), a população também está enfrentando cortes diários no fornecimento de energia elétrica. A situação na cidade, entretanto, ainda não é caracterizada pela Eletronorte como racionamento de energia.

Texto Anterior: Eletronorte culpa El Niño e demanda maior
Próximo Texto: Tropicalismo será tema do Carnaval de Salvador; PM do Rio apreende armas e munições
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.