São Paulo, quinta-feira, 23 de outubro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Rego Monteiro vira livro

Obra de Walter Zanini tem 440 páginas com 300 ilustrações

DA REDAÇÃO

Vicente do Rego Monteiro (1899-1970), o mais internacional dos modernistas brasileiros, acaba de ganhar homenagem em padrão internacional. Com 440 páginas em quatro cores em papel cuchê fosco, 300 ilustrações e textos do maior especialista na obra do artista, Walter Zanini, será lançado hoje no Museu de Arte Moderna de São Paulo o livro "Vicente do Rego Monteiro - Artista e Poeta".
Editado pela Empresa das Artes, o volume caprichado joga luz sobre as diversas áreas de atuação de Rego Monteiro, que além de pintor foi poeta, fotógrafo, jornalista, radialista, editor, dançarino e ainda encontrou tempo para produzir cachaça. O trabalho de Zanini, estudioso da obra do artista há 20 anos, aborda desde o período anterior à participação de Rego Monteiro na Semana de Arte Moderna de 1922 até os anos classificados no livro como "retroativos".
Em um dos textos históricos-críticos do livro, Zanini aponta um "não-reconhecimento" da importância de Rego Monteiro no Brasil, por ele ter morado durante grande parte de sua carreira na capital francesa. Lá se destacou na chamada Escola de Paris, que reuniu nomes como Picasso e Braque.

Livro: Vicente do Rego Monteiro - Artista e Poeta
Autor: Walter Zanini
Lançamento: Empresa das Artes
Onde: Museu de Arte Moderna (parque Ibirapuera, portão 3, tel. 549-9688)
Quando: hoje, às 19h
Quanto: preço não definido (440 págs.)

Texto Anterior: "Switchback" ignora estatísticas
Próximo Texto: Exposição recebe obras de 14 artistas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.